Folha de S. Paulo


Com gol de zagueiro, Santos vence XV e assume liderança geral do Paulista

Ivan Storti/Santos FC
Santos Futebol Clube. Gustavo Henrique comemora gol durante partida contra o XV de Piracicaba. Foto: Ivan Storti/ Santos FC
O zagueiro Gustavo Henrique comemora o gol da vitória contra o XV de Piracicaba

Com um gol isolado do zagueiro Gustavo Henrique ainda no primeiro tempo, o Santos venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0 na noite desta terça-feira (15), em Piracicaba, em jogo antecipado da 11ª rodada do Campeonato Paulista.

Como terá cinco jogadores a serviço da seleção brasileira no período em que esta rodada será disputada (Lucas Lima e Ricardo Oliveira, no time principal, e Thiago Maia, Zeca e Gabriel, na equipe olímpica), o clube do litoral santista pediu a antecipação do duelo e teve a solicitação atendida pela Federação Paulista.

Com a vitória, que contou com o retorno do meia Lucas Lima e a ausência de Ricardo Oliveira, a equipe da Vila Belmiro abriu vantagem na ponta do Grupo A e, de quebra, assumiu a liderança geral da competição ao chegar aos 21 pontos. No entanto, o vice-líder Corinthians, que tem 20, ficou com uma partida a menos.

Agora o time santista volta a campo no próximo domingo (20), quando enfrenta o Rio Claro, também fora de casa, pelo Estadual. Um dia antes, o XV visita o Novorizontino.

O JOGO

Mesmo com a volta do meia Lucas Lima, o Santos teve muitas dificuldades em criar jogadas no campo de ataque no primeiro tempo porque esbarrou na forte marcação pressão do XV e errou muitos passes na saída de bola.

Com isso, o time do interior teve mais presença ofensiva e maior posse de bola em quase todo o jogo antes do intervalo. Levou perigo à grande área santista, principalmente, em jogadas aéreas.

Desta maneira, o zagueiro Oswaldo desperdiçou duas excelentes chances de vazar o goleiro Vanderlei. Já pelo chão, o atacante Patrick perdeu outra boa oportunidade, aos 23min.

E, apesar da pressão adversária, o Santos conseguiu, em jogada de bola parada, abrir o placar na partida. Aos 40min, após rebote de escanteio, Lucas Lima cruzou na cabeça do zagueiro Gustavo Henrique que, quase em cima da linha, fez 1 a 0.

Com o gramado pesado devido à chuva forte que caiu logo no começo do segundo tempo, as duas equipes tiveram muitas dificuldades na troca de passes e, assim, o jogo perdeu a velocidade da etapa inicial.

O XV, porém, continuou melhor em campo e foi mais presente no ataque. O técnico Dorival Júnior então tentou dar mais movimentação ao time santista com a entrada de Paulinho na vaga de Serginho, que pouco participou da partida.

Mas o Santos só conseguiu administrar o resultado depois das entradas de Rafael Longuine e Alison. E, mesmo sem construir boas chances no ataque, foi pouco ameaçado pelo XV e segurou a vitória até o apito final sem sofrer grandes sustos.


Endereço da página:

Links no texto: