Folha de S. Paulo


Substituto de Lucas Lima, Longuine faz o gol da vitória do Santos pelo Paulista

Marcello Fim /FramePhoto
Longuine comemora seu gol contra o Água Santa pelo Campeonato Paulista, no Pacaembu
Longuine celebra o seu gol na vitória de 1 a 0 do Santos sobre o Água Santa

Neste sábado (12), o Santos não teve em campo o meia-armador Lucas Lima, que cumpriu suspensão. Dizer que não fez falta seria exagero, claro, mas a equipe alvinegra se virou muito bem sem ele, bateu o Água Santa por 1 a 0, e deixou uma questão no ar: nesse contexto, seria o treinador Dorival Júnior tão ou mais decisivo ao time que o melhor camisa 10 do país?

O Santos mostrou que o esquema tático implantado pelo técnico transcende Lucas Lima, ou seja, funciona sem ele –ainda que seja muito melhor quando ele dita o ritmo da equipe.

Desde os primeiros minutos, o Santos mostrou a sua identidade: troca de passes contínua; movimentações intensas, especialmente pelo lado direito; e apoio constante de volantes e laterais. As chances de gol criadas foram muito numerosas, e a posse de bola foi quase toda santista.

Só no primeiro tempo, foram duas bolas na trave -uma com Gabriel, outra com Victor Ferraz, dois jogadores que se destacaram ao longo do jogo. Além delas, houve erros em vários passes decisivos que tinham chances promissoras de se transformarem em tentos -nesse ponto, Lima seria de grande valia. O goleiro Richard também teve ótima atuação ao impedir vantagem mais elástica do Santos, ajudando a explicar, assim, o magro placar, a despeito da grande superioridade técnica.

Substituto de Lucas Lima, Rafael Longuine teve desempenho razoável, mas prendeu excessivamente a bola em lances que exigiam mais rapidez de raciocínio e, talvez, entrosamento.

Aos 29 minutos, ele recebeu passe de Ferraz, enrolou-se com a bola, quase perdeu o domínio, e chutou caindo no gramado. A bola ricocheteou em dois defensores e entrou.

No segundo tempo, o Santos diminuiu muito o ritmo, especialmente depois da expulsão de André Rocha, com dois amarelos. Com um atleta a mais, a equipe alvinegra colocou o Água Santa na roda, o que fez com que os torcedores vibrassem em alguns momentos, mas também se entediassem em outros, com gritos de "vamos para cima!".

Aos 34 minutos, finalização de Paulinho tocou nas duas traves e não entrou.

Em busca de mais renda em tempos de crise financeira generalizada, a equipe da Baixada transferiu seu mando de campo ao Pacaembu neste sábado, e não se decepcionou. A torcida compareceu em bom número (mais de 16 mil pagantes), apoiou a equipe durante a maior parte do tempo, além de, exigente, não ter se furtado de xingar e reclamar nas pequenas brechas que teve.

Com a vitória, o Santos chegou aos 18 pontos, é primeiro colocado do grupo A e ocupa a liderança geral do Paulista, com uma partida a mais que o Corinthians, que pode voltar a ocupar a posição neste domingo (13).

JOGOS DA 9ª RODADA DO CAMPEONATO PAULISTA

Sábado (12)
Linense 0 x 3 RB Brasil
São Bento 3 x 0 Rio Claro
XV de Piracicaba 1 x 4 Ituano
Santos 1 x 0 Água Santa
Ponte Preta 2 x 1 Ferroviária

Domingo (13)
São Paulo x Palmeiras
Botafogo x Corinthians
Capivariano x Novorizontino


Endereço da página: