Folha de S. Paulo


Justiça francesa permite que Benzema volte a jogar com Valbuena

Philippe Huguen/AFP
(FILES) -- This file photo taken on June 8, 2014 shows France's midfielder Mathieu Valbuena (L) and France's forward Karim Benzema posing before the friendly football match between France and Jamaica at the Pierre-Mauroy stadium in Villeneuve-d'Ascq, northern France, ahead of the 2014 FIFA World Cup football tournament. French footballer Karim Benzema was arrested Wednesday after being accused of blackmail related to a sextape featuring fellow player Mathieu Valbuena, a source close to the probe told AFP. AFP PHOTO / PHILIPPE HUGUEN ORG XMIT: 4117
Valbuena (à esq.) e Benzema, antes de partida na Copa do Mundo-2014

O atacante do Real Madrid Karim Benzema aumentou suas chances de defender a França na Eurocopa-2016, que será realizada em junho. Nesta sexta (11), a Justiça francesa retirou a medida que o impedia de entrar em contato com o meia Mathieu Valbuena, do Lyon.

Benzema é suspeito de ser cúmplice em tentativa de chantagem ao companheiro de seleção para que um vídeo com conteúdo sexual, onde Valbuena aparece, não fosse divulgado.

"Essa decisão retirou os obstáculos jurídicos que poderiam existir [para voltar à seleção]. Agora a decisão já não é nossa", afirmou um dos advogados do jogador, Sylvain Cormier.

Em dezembro, a FFF (Federação Francesa de Futebol) comunicou que Benzema está suspenso da equipe "enquanto durarem as investigações". O jogador segue como acusado no episódio.

Nesta sexta, a FFF disse que recebeu a decisão "como um primeiro passo". A federação foi admitida como parte do processo e terá acesso a documentos.

Em janeiro, Valbuena afirmou que não via problema em atuar ao lado de Benzema.

O CASO

Três homens, que teriam ligação com os jogadores, são acusados de tentar extorquir Valbuena.

Karim Zanati, amigo de infância de Benzema, é um dos acusados. Ele teria contatado o jogador do Real Madrid, que supostamente deveria convencer o meia do Lyon a pagar uma quantia para que o vídeo não fosse divulgado.

Benzema falou sobre o vídeo com Valbuena no dia 6 de outubro, no centro de treinamento da seleção francesa. Segundo ele, de maneira amistosa, como forma de ajudar o companheiro. Para a acusação, o atacante tentou pressionar e ameaçar o colega.

Em cinco de novembro, Benzema foi acusado por "cumplicidade de tentativa de chantagem" e "participação em uma associação de malfeitos". As penas para os crimes podem chegar a cinco anos de prisão.

Charles Platiau/Reuters
France's Mathieu Valbuena (L) and his teammate Karim Benzema react during their 2014 World Cup quarter-finals against Germany at the Maracana stadium in Rio de Janeiro July 4, 2014. REUTERS/Charles Platiau (BRAZIL - Tags: SOCCER SPORT WORLD CUP) ORG XMIT: DH121
Valbuena e Benzema durante partida das quartas de final da Copa de 2014

Endereço da página:

Links no texto: