Folha de S. Paulo


Sharapova anuncia ter sido pega em exame antidoping

Kevork Djansezian/AFP
A tenista russa Maria Sharapova anuncia ter sido flagrada em exame antidoping em entrevista coletiva
A tenista russa Maria Sharapova anuncia ter sido flagrada em exame antidoping em entrevista coletiva

Ex-líder do ranking mundial, a tenista Maria Sharapova anunciou nesta segunda-feira (7) que foi flagrada em um teste antidoping realizado durante o Aberto da Austrália deste ano.

A russa de 28 anos, atual sétima melhor tenista do planeta, testou positivo para mildronato, uma substância utilizada por ela desde 2006 para tratar de arritmia cardíaca e de estágios iniciais de diabetes.

Duas vezes campeã em Roland Garros (2012 e 2014 ), uma vez em Wimbledon (2004, então com apenas 17 anos), no Aberto dos EUA (2006) e no Aberto da Austrália (2008), Sharapova afirmou não saber que tipo de punição ela deve receber. Entretanto, ITF (Federação Internacional de Tênis) já divulgou que ela foi suspensa preventivamente a partir de 12 de março. Com isso, ela deve ser impedida de participar da Olimpíada do Rio-2016.

"Fui pega em um teste e assumo total responsabilidade por isso", disse a tenista.

"Pelos últimos dez anos, eu tenho tomado um remédio chamado mildronato após ter sido receitado pelo médico da minha família. Há alguns dias, recebi uma carta da ITF e descobri que essa mesmo remédio também atende pelo nome de meldonium, o que eu não sabia", contou.

"É muito importante que vocês entendam que pelos últimos dez anos esse medicamento não esteve na lista de substâncias banidas pela Wada (Agência Mundial Antidoping). Estive usando esse remédio legalmente pelos últimos dez anos."

"Mas em 1º de janeiro as regras foram alteradas e meldonium se tornou uma substância proibida, o que eu não sabia", justificou.

"Recebi um e-mail da WADA (Agência Mundial Antidoping) no dia 22 de dezembro sobre as alterações na lista de substâncias banidas. Poderia ter visto os itens proibidos, mas não cliquei naquele link", explicou.

Desde julho passado, Sharapova disputou apenas quatro torneios em razão de uma lesão no braço. Sua partida mais recente foi a derrota para a norte-americana Serena Williams nas quartas de final do Aberto da Austrália, em janeiro.

FUTURO

Sharapova espera que a punição não encerra a sua carreira no tênis.

"Cometi um grande erro. Decepcionei meus fãs e o esporte que pratico desde os quatro anos —e que eu amo profundamente."

"Sei que com isso eu enfrentarei consequências e não quero encerrar minha carreira desta forma. Eu realmente espero receber outra chance de praticar o tênis", encerrou.

De acordo com revista Forbes, Sharapova é há onze anos a mulher mais bem paga no esporte mundial.

OUTROS CASOS CÉLEBRES DE DOPING

Fred - dez.2015

A Conmebol suspendeu o jogador do Shakhtar Donetsk (UCR) após ele ter sido flagrado com diurético em exame antidoping na Copa América do Chile. Foi a primeira suspensão por doping de um jogador da seleção desde 1993.

Anderson Silva - jan.2015

O lutador do UFC foi suspenso por um ano após testar positivo para uso de esteroides anabolizantes e ansiolíticos (medicamentos que aliviam a ansiedade), na luta contra o americano Nick Diaz, em janeiro de 2015.

Lance Armstrong - jan.2013

Ex-ciclista americano, que ficou famoso por ter vencido a Volta da França sete vezes consecutivas, confessou o uso de anabolizantes em 2013.

Marion Jones - out.2007

A velocista americana que conquistou cinco medalhas em Jogos Olímpicos confessou o uso de anabolizantes e teve quase todas as suas conquistas cassadas.

Diego Maradona - jun.1994

O jogador argentino foi pego no doping durante a Copa de 1994 e banido por 15 meses pela Fifa pelo uso de efedrina, droga usada para emagrecer.


Endereço da página:

Links no texto: