Folha de S. Paulo


Ricardo Oliveira marca, Santos vence e quebra invencibilidade do Corinthians

Uma negociação frustrada para a China, para onde ele desejava ir porque teria um salário milionário, um mês sem fazer gol e o domingo (6) do atacante Ricardo Oliveira na Vila Belmiro poderia ter sido de críticas dos torcedores do Santos. Não foi.

O centroavante de 35 anos marcou duas vezes, o time do litoral venceu o clássico contra o Corinthians por 2 a 0, pelo Campeonato Paulista, e a vontade de ir para Ásia e a seca de quatro jogos sem gol –o último havia saído em 6 de fevereiro, frente o Ituano ficaram para trás para a torcida, que festejou a vitória gritando "Ah, é Oliveira".

Atacante que ganhou projeção no Santos, em 2003 (antes, jogara na Portuguesa), no time de Robinho e Diego –fez 20 gols em 31 jogos–, voltou ao clube na temporada passada para confirmar sua condição de goleador com a camisa do clube: foi artilheiro do Paulista e do Brasileiro.

"O Santos me paga para eu jogar futebol, e é isso que me preocupo em fazer. Acho que as coisas do passado têm que ficar lá, eu olho para o que vem pela frente", disse.

Para o técnico santista Dorival Júnior, ter Ricardo Oliveira concentrado no Santos é fundamental. Após fracasso nas negociações com o Beijing Guoan, da China, Oliveira teve atuação muito ruim na derrota para o Red Bull, 2 a 0, na rodada anterior.

"O Ricardo, quando está focado e concentrado, produz muito. Acho que ele não precisa dar resposta a ninguém em nenhuma situação, a torcida do Santos conhece o profissionalismo do Ricardo", disse o treinador santista.

TIMING DE BOLA

O treinador corintiano Tite poupou seis titulares (Felipe, Uendel, Rodriguinho, André, Guilherme e Giovanni Augusto), para a partida de quarta (9), pela Libertadores, contra o Cerro Porteño, no Paraguai –André substituiu Luciano no segundo tempo.

E o time mostrou desentrosamento e muitos buracos no meio de campo na primeira etapa, o que facilitou a vida dos armadores do Santos, Renato e Lucas Lima.

O primeiro gol santista, logo aos oito minutos, nasceu de um ótimo passe de Renato para Lucas Limas, que achou Serginho livre dentro da área. O garoto revelado pelo Santos chutou, Cássio deu rebote e Ricardo Oliveira fez.

Lucas Lima teve intensa liberdade na primeira etapa e abusou de passes em diagonal que tentavam encontrar Ricardo Oliveira e Gabriel.

"Hoje [domingo], o time teve o timing para lançar a bola, para encontrar meus movimentos. Essa bola, a movimentação, tudo foi perfeito", disse Ricardo Oliveira.

Bruno Henrique e Willians, os volante corintianos, não conseguiam parar Lucas Lima. "Me surpreendeu o Lucas Lima com liberdade de cair pelos lados. E quando ele tem espaço, sai o passe correto", disse Tite.

No segundo tempo, o Corinthians teve mais posse de bola, melhorou com a entrada de Alan Mineiro, mas o Santos se aproveitou de contra-ataque. Em um, após falha justamente de Mineiro, que perdeu a bola no meio, Paulinho lançou Ricardo Oliveira, que definiu o placar.

INVENCIBILIDADES

Foi a primeira derrota do Corinthians em jogo oficial em 2016 –tinha sete sete vitórias e dois empates– e a primeira após 26 partidas no Paulista. O time não era batido desde 9 de março de 2014.

Já o Santos manteve a invencibilidade de quase cinco anos jogando na Vila –não sabe o que é perder no estádio desde 3 de abril de 2011.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: