Folha de S. Paulo


Platini recorre ao Tribunal de suspensão imposta pela Fifa

Suspenso de todas as atividades relacionadas ao futebol por seis anos, o francês Michel Platini, 60, entrou nesta quarta-feira (2) com um pedido junto ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) para derrubar o veto imposto pelo Comitê de Apelação da Fifa há uma semana. A informação foi confirmada pelo próprio tribunal em um comunicado oficial.

"Temos teoricamente quatro meses para nos pronunciarmos, mas Michel Platini pediu para que seja tomada uma decisão antes do início da Eurocopa, portanto nos adaptaremos às demandas das partes", disse o secretário-geral do TAS, Matthieu Reeb. A Eurocopa-2016, que será realizada na França, acontecerá entre os dias 10 de junho e 10 de julho.

A princípio, Platini e Joseph Blatter foram suspensos preventivamente pelo Comitê de Ética da Fifa por 90 dias por em razão da abertura de uma investigação criminal contra o suíço por parte do Ministério Público da Suíça por supostas irregularidades num contrato de direitos de transmissão na América Central e em um pagamento de 2 milhões de francos (R$ 8,3 milhões) a Michel Platini em outubro.

Em dezembro, o Comitê de Ética da Fifa suspendeu Blatter e Platini por oito anos. Uma semana antes da decisão, o francês decidiu não comparecer em uma audiência do Comitê por considerar que o "órgão está viciado" e foi representado por seus advogados, que declararam inocência.

No último dia 16, Platini prestou depoimento ao Comitê de Apelação da Fifa para recorrer da suspensão de oito anos. Na semana passada, teve a suspensão reduzida para seis anos.

Com a primeira suspensão, o francês teve que desistir da candidatura à presidência da entidade. A eleição foi na realizada na última sexta-feira e vencida pelo suíço Gianni Infantino, braço direito de Platini.


Endereço da página:

Links no texto: