Folha de S. Paulo


África confirma bloco de 53 votos em xeque do Bahrein na eleição da Fifa

Arnd Wiegmann/Reuters
O xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa deixa reunião com dirigentes da Conmebol, em Zurique
O xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa deixa reunião com dirigentes da Conmebol, em Zurique

A CAF (Confederação Africana de Futebol) confirmou apoio ao xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa, do Bahrein, na eleição para a presidência da Fifa, marcada para esta sexta-feira (26), em Zurique, na Suíça.

Em entrevista coletiva, o primeiro vice-presidente da CAF, Suketu Patel, de Seychelles, disse que há um consenso sobre o candidato bareinita entre todas as 53 federações africanas presentes ao congresso da CAF.

"Discutimos dois temas, as reformas da Fifa e os candidatos à presidência. Apoiamos o xeque Salman, pensamos que é a pessoa que se interessa por nossas preocupações", afirmou.

A CAF já havia sinalizado no começo de fevereiro o apoio ao xeque Salman, entretanto o Sudão do Sul manifestou que não seguiria a orientação e se mostrou inclinado a votar no suíço Gianni Infantino, atual secretário-geral da Uefa.

"É isso que sei sobre as federações de todas as regiões da África; penso que será um voto em bloco. Isto é o importante. Se serão 53 ou 50 não tem grande importância", avaliou.

Além do xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa e de Infantino, o príncipe da Jordânia Ali bin al-Hussein, o francês Jérôme Champagne, e o sul-africano Tokyo Sexwale também disputam o pleito.

Ao todo, 207 federações nacionais tem direito a voto. A África é o continente com mais eleitores (54), seguida por Europa (53), Ásia (44), América do Norte, Central e Caribe (35), Oceania (11) e América do Sul (10).

Candidatos à presidência da Fifa


Endereço da página:

Links no texto: