Folha de S. Paulo


Capitão do penta, Cafu defende Blatter e quer atletas votando na CBF

Arnd Wiegmann/Reuters
Cafu segura a Taça Fifa durante visita ao museu da entidade, que será aberto ao público no domingo (28)
Cafu segura a Taça Fifa durante visita ao museu da entidade, que será aberto ao público no domingo (28)

Capitão da seleção na Copa de 2002, Cafu defendeu nesta quarta (24) a participação de atletas na próxima eleição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Ao participar da visita ao novo museu da Fifa, o ex-lateral criticou a série de mudanças no comando da entidade brasileira.

Em 2015, quatro dirigentes comandaram a entidade. Dois deles (Marco Polo del Nero e José Maria Marin ) são acusados de participar de um esquema de corrupção no futebol mundial.

"É uma confusão danada este entra e sai. Esta tranquilidade é necessária para que se possa trabalhar e para que o futebol brasileiro possa ser respeitado", afirmou Cafu.

Na sexta (26), a CBF será representada pelo coronel Nunes, 77, presidente da Federação Paraense de Futebol e substituto de Del Nero na eleição da Fifa.

Nunes foi eleito como vice da entidade em dezembro numa estratégia articulada por Del Nero para evitar a posse de Delfim Peixoto, 75, seu opositor. Pelo estatuto da entidade, o vice mais velho assume a CBF em caso de renúncia.

Cafu acredita que a participação dos atletas no colégio eleitoral daria mais credibilidade à escolha. Apenas as 27 federações e os 20 times da primeira divisão participaram do último pleito

"Eleição é sempre legal. Mas não adianta ter eleição para colocar qualquer pessoa", afirmou o ex-são paulino.

Ele disse que os capitães dos principais clubes poderiam participar da votação. "Eles poderiam votar junto com os presidentes de federações e de clubes. Precisamos ampliar esses votos e sermos mais democráticos".

Depois de defender a mudança na CBF, Cafu fez questão de elogiar o suíço Joseph Blatter, afastado do comando da Fifa após a série de escândalos de corrupção envolvendo a entidade. No final do ano passado, ele foi banido por oito anos pelo Comitê de Ética.

"Eu sou amigo do Blatter. Não tenho nada contra ele. Sempre me tratou muito bem. Se ele tem problemas, não sou eu que vou julgá-lo. Todos temos problemas e tenho certeza que ele irá solucionar da melhor maneira possível", defendeu o capitão do penta.

Neymar

No evento, Cafu elogiou o futebol de Neymar. Ele chegou a declarar que o jogador do Barcelona é mais "forte hoje que Cristiano Ronaldo e Messi". "Ele é o melhor brasileiro e está em outro patamar no mundo", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: