Folha de S. Paulo


Parte de teto cai na entrada principal da Arena Corinthians

Um pedaço do teto da entrada principal da Arena Corinthians de cerca de meia tonelada (500 quilos) caiu na quinta-feira (18) no setor oeste, no hall que dá acesso às instalações vips do estádio.

A área danificada, segundo apuração da reportagem, é de 40 metros quadrados. A estrutura que cedeu era formada por gesso e madeira.

Ninguém estava no local no momento do acidente.

O acidente acontece a pouco mais de cinco meses do início dos Jogos Olímpicos do Rio, quando o estádio será uma das arenas utilizadas para os torneios de futebol.

O Itaquerão será palco de dez jogos no total, incluindo a semifinal do torneio masculino e a disputa da medalha de bronze feminina.

Além disso, o estádio vai receber jogos do Corinthians durante o Paulista e Libertadores antes da Olimpíada.

Editoria de Arte/Folhapress
ACIDENTE NO ITAQUERÃO - Parte de teto cai na entrada principal da arena
ACIDENTE NO ITAQUERÃO - Parte de teto cai na entrada principal da arena

No mesmo dia do acidente, a Odebrecht, construtora do estádio, acionou uma empresa para que fosse ao local fazer os reparos. Ela diz que a reforma não afetará os compromissos marcados.

De acordo com informações passadas por esta empresa para a reportagem, a parte que desabou terá de ser toda reconstruída. Há operários trabalhando no local.

Ao menos cinco empresas fizeram este serviço durante a construção da arena. A Folha ouviu duas, que negaram responsabilidade sobre o acidente da semana passada.

Em contato com a reportagem, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram que não foram acionados pelos responsáveis pela arena O comitê responsável pela Rio-2016 também informou que desconhecia o acidente.

A arena foi entregue em maio de 2014 pela Odebrecht ao Corinthians, pouco antes da abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho daquele ano, realizada no estádio. O custo total da obra foi de mais de R$ 1,2 bilhão, parte financiada por empréstimo com recursos do BNDES.

Dois acidentes marcaram a construção da arena. Em 2013, a queda de um guindaste de 420 toneladas matou dois operários. Em 2014, um funcionário caiu de uma das arquibancadas móveis instaladas para a Copa e morreu.

Na inauguração, o estádio ainda estava incompleto. No ano passado, mesmo tendo dado as chaves para o clube, simbolizando o fim da obra, a Odebrecht nunca terminou de fato a arena, deixando vários itens sem finalização.

No fim de 2015, a construtora prometeu terminar a obra. A diretoria do Corinthians disse que contrataria auditoria para saber se houve de fato prejuízo em relação à não execução de todo o projeto e disse que poderia pedir parte do dinheiro de volta.

O responsável pelo contrato da construção do estádio, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, diretor da Odebrecht, está preso de forma preventiva, por determinação da Justiça desde segunda-feira (22), em nova fase da operação Lava Jato, em investigações que nada tem a ver com a obra.

PREOCUPAÇÃO

A Folha apurou que uma das preocupações dos responsáveis pelo estádio é identificar a causa do acidente e se ele pode ter alguma consequência. Não há ainda nenhuma hipótese sobre o que causou a queda do teto.

Nas últimas semanas, o Blog do Perrone,publicado pelo UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha, revelou que há infiltrações no Itaquerão, afetando dez lanchonetes.

O próximo jogo do Corinthians no estádio será no sábado (27), contra o Oeste, pelo Paulista. A partida está mantida para a arena.

OUTRO LADO

Procurada pela reportagem, a Odebrecht afirmou que as consequências da queda do teto não foram grandes e que o trabalho de reparos está sendo realizado desde o dia do acidente, na quinta (18).

A construtora confirma que o local onde o forro cedeu fica na área de entrada de torcedores, mas que está localizada do lado esquerdo de quem sobe as escadas para o hall principal, região onde não circulam tantas pessoas.

A empresa afirma, ainda, que a o tamanho da estrutura afetada é menor do que o apurado pela reportagem com pessoas envolvidas na obra -40 metros quadrados, área equivalente à de um apartamento de pequeno porte.

"Uma pequena parte do forro de gesso e madeira, com 9 m x 3,5 m [31,5 metros quadrados), desprendeu-se da laje de concreto na última quinta-feira, dia 18/02, no lado oeste, nível 5, na Arena Corinthians", disse, em nota oficial.

"No incidente, o material caiu no piso e já foi retirado do local. O reparo está em andamento e será concluído em até 15 dias. Por precaução, a empresa que realiza os reparos -a mesma que fez o serviço inicial de instalação do forro- está reforçando a nova estrutura que suportará o forro", completa.

O Corinthians não se posicionou sobre o acidente. A Folha tentou ouvir Andrés Sanchez, ex-presidente do clube e responsável pela obra, sem sucesso.

A reportagem ouviu pessoas do Corinthians que disseram acreditar que o incidente não irá atrapalhar os compromissos já firmados pelo clube.

A suspeita dentro do Corinthians é que as infiltrações existentes na arena tenham sido a causa do desabamento do teto.


Endereço da página:

Links no texto: