Folha de S. Paulo


Contra o Arsenal, Messi tenta fazer gol em Cech pela primeira vez na carreira

Andy Rain/Efe - Tony O'Brien/Reuters
ARA30 LONDON COLNEY (REINO UNIDO) 22/02/2016.- El delantero argentino del FC Barcelona, Lionel Messi durante el entrenamiento del equipo en el Emirates stadium de Londres (Reino Unido) hoy, 22 de febrero de 2016. El Arsenal se enfrentará al FC Barcelona en el partido de ida de los octavos de final de la Liga de Campeones, celebrado en el Emirates Stadium de Londres, mañana, 23 de febrero. EFE/Andy Rain ORG XMIT: ARA30 ----------//------------ Football Soccer - Arsenal Training - Arsenal Training Ground - 22/2/16 Arsenal's Petr Cech and David Ospina arrive for training Action Images via Reuters / Tony O'Brien Livepic EDITORIAL USE ONLY. ORG XMIT: UKXVW2
Lionel Messi (à esq.) e Petr Cech, adversários pela Liga dos Campeões

O goleiro tcheco Petr Cech, do Arsenal, tem um marca digna de fazer inveja a colegas de posição: nunca levou um gol de Lionel Messi.

Nesta terça-feira (23), às 16h45, a equipe inglesa recebe o Barcelona pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. O desafio do tcheco será manter a invencibilidade diante do atacante argentino.

De 2006 a 2012, quando Cech defendia o Chelsea, os dois estiveram frente a frente em seis oportunidades, todas pelo torneio europeu. Na última delas, Messi teve a chance de marcar em cobrança de pênalti, mas mandou a bola no travessão.

O feito do goleiro torna-se ainda mais expressivo pela média de gols do argentino na carreira: 0,79 por partida.

"Isso pode dar um pouco de confiança ao nosso goleiro. Também espero que Messi sinta a pressão e que a história jogue a nosso favor", disse o técnico do time de Londres, Arsene Wenger.

Cech já havia comentado o encontro anteriormente. "Não há muitos goleiros que possam se gabar de ter enfrentado Messi sem sofrer gols. Mas, se ele marcar e nós passarmos, então não há problema", afirmou.

O jogador de 33 anos chegou ao Arsenal nesta temporada, após 11 com a camisa do Chelsea. Ele havia perdido espaço para o belga Courtois, 23, e acertou com o rival londrino em busca de um recomeço na carreira.

Até agora vem dando certo. Faz boa temporada e foi responsável direto por pontos importantes da equipe, que está em terceiro lugar no Inglês e luta pelo título.

Do outro lado, porém, Messi também está em ótima fase. Em 2016, ele marcou 14 gols em 13 partidas entre jogos da Copa do Rei e do Campeonato Espanhol, em que o Barça lidera com folga.

SUÁREZ X SÁNCHEZ

Outro "duelo particular" da partida será entre Luis Suárez e Alexis Sánchez. Na metade de 2014, o chileno deixou o Barcelona e foi para o Arsenal. Um dos motivos da saída era abrir espaço para a chegada do uruguaio, contratado do Liverpool.

Hoje, Suárez vive o seu melhor momento na equipe. Nos últimos sete jogos, fez 12 gols.

Já Sánchez, que teve uma lesão no fim de 2015, ainda tenta recuperar o futebol apresentado durante a primeira temporada pelo time inglês. O jogo marcará seu reencontro com os catalães.

O favoritismo do Barcelona é reconhecido pelos dois treinadores e se justifica principalmente pelo desempenho do trio formado por Messi, Suárez e Neymar.

"Estou muito contente por ter este tridente no ataque. Só tenho de dizer 'abracadabra' que a magia surge", afirmou o treinador da equipe espanhola, Luis Enrique.

"Nenhuma equipe é perfeita, mas o Barcelona está perto", disse Wenger.

No último duelo entre os times, nas oitavas de 2011, os espanhóis levaram a melhor.

LIONEL MESSI

Nacionalidade: argentino

Idade: 28 anos

Equipe: Barcelona

Jogos na temporada: 31

Gols na temporada: 27

Liga dos Campeões: 4 títulos

*

PETR CECH

Nacionalidade: tcheco

Idade: 33 anos

Equipe: Arsenal

Jogos na temporada: 33

Gols sofridos na temporada: 32

Liga dos Campeões: 1 título

*

NA TV

Arsenal x Barcelona

16h45 EI Maxx


Endereço da página:

Links no texto: