Folha de S. Paulo


Palmeiras e Santos têm reencontro com mudanças e continuidades

Andre Penner/Associated Press - Ricardo Nogueira/Folhapress
Palmeiras' goalkeeper Fernando Prass celebrates after he made a save during the penalty shootout at the Copa do Brasil final soccer match against Santos in Sao Paulo, Brazil, Thursday, Dec. 3, 2015. Palmeiras won in a penalty shootout after an aggregate 2-2 draw.(AP Photo/Andre Penner) ORG XMIT: XAP113 ---------//---------- SANTOS, SP, BRASIL, 01-11-2015, 17h00, CAMPEONATO BRASILEIRAO 2015, ESPORTES: Ricardo Oliveira (santos) comemora seu gol durante partida disputada na Vila Belmiro, em Santos, litoral sul de Sao Paulo. (Foto: Ricardo Nogueira/Folhapress) ***exclusivo Folha***
Fernando Prass (à esq.) e Ricardo Oliveira, protagonistas da rivalidade de 2015

Neste sábado (20), exatamente dois meses e 18 dias após o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil, Palmeiras e Santos voltam a se encontrar para disputar a partida apelidada historicamente de "Clássico da Saudade."

O reencontro acontecerá a partir das 17h, no mesmo cenário, o Allianz Parque.

De lá para cá, ficaram algumas pendências, "farpas" da tensão que surgiu dos jogos entre as equipes.

Gestos do santista Ricardo Oliveira foram entendidos como provocações pelos palmeirenses, que retrucaram na mesma moeda, ironizando o rival, além de apontar o que viram como uma falha de caráter.

Editoria de Arte/Folhapress
Ficha pré Palmeiras x Santos

O goleiro Fernando Prass, autor do gol decisivo da conquista na disputa de pênaltis, foi um dos que mais se incomodou com Oliveira, e mesmo que ambos digam que são águas passadas, permanece a expectativa sobre como será a convivência em campo. Provavelmente, não acontecerão abraços de saudades.

Algumas saídas deixaram aquele vontade de retorno, de fato: Marquinhos Gabriel e Geuvânio não estão mais no Santos, e seus substitutos ainda não se mostraram à altura do desafio de recompor o ataque frenético do segundo semestre de 2015.

A equipe do Palmeiras modificou-se bastante desde então, com contratações e recentes mudanças táticas, e o torcedor ainda precisará de tempo para avaliar se o novo esquema e os recém-promovidos a titulares deixarão para trás os "chutões" dos quais ninguém sentirá falta.

Caso eles não sejam limados, quem pode ter que se despedir do clube é o técnico Marcelo Oliveira, que continua a sofrer forte pressão das arquibancadas.

Veja alguns duelos particulares, mudanças e continuidades de Palmeiras e Santos desde a decisão.

O QUE MUDOU

Jogadores chegaram e saíram dos dois times

Contratações

O Palmeiras contratou oito jogadores para reforçar seu elenco para esta temporada. Com isso, diversos atletas que participaram da final da Copa do Brasil não estarão em campo neste sábado (20). É o caso de Jackson, que voltou para o Internacional; Matheus Sales, que jogou apenas uma vez em 2016; e Robinho e Gabriel Jesus, que perderam espaço para Jean e Erik na partida contra o River Plate (URU) pela Libertadores.

Menos velocidade

O Santos contava com o título da Copa do Brasil e a participação na Libertadores deste ano para garantir sua segurança financeira. Com a derrota, a equipe perdeu atletas ofensivos importantes, como os velozes Marquinhos Gabriel, titular que perdeu pênalti na decisão, e Geuvânio, que também participou do jogo final. Para o lugar que vagou no ataque, o clube contratou Paulinho, que ainda não mostrou a que veio, e conta com o velho conhecido Patito Rodríguez.

(talvez) O esquema de jogo do Palmeiras

O técnico Marcelo Oliveira modificou o esquema tático do Palmeiras em sua estreia na Libertadores, contra o River Plate (URU). Ao invés do 4-2-3-1 de sempre, testou um 4-3-1-2, com uma formação em losango no meio de campo: um volante (T. Santos), dois meias (Arouca e Jean) e um meia-armador centralizado (Dudu).

O QUE PERMANECE

Palmeiras sofre com erros, e Santos mantém elenco

Problemas táticos

A despeito do título da Copa do Brasil, o Palmeiras apresentou nas finais as mesmas falhas táticas que o deixaram na nona colocação do Brasileiro. Os problemas continuam: recurso constante à ligação direta (chutões), grande distância entre os jogadores e poucas opções de passe, falhas na marcação individual. A nova formação em 4-3-1-2, rara variação tática de Marcelo Oliveira, representa a tentativa mais recente de resolver essas limitações.

Santos entrosado

Dos 11 atletas titulares do Santos que estiveram em campo em dezembro no Allianz Parque, nove devem repetir a dose neste sábado. Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Zeca, Thiago Maia, Renato, Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira reencontrarão a torcida do Palmeiras. Lesionado, David Braz, desafeto do time da casa, não será vaiado desta vez, assim como Marquinhos Gabriel, atualmente no Al-Nassr, dos Emirados Árabes Unidos.

"Zica"

O Palmeiras chegou às finais da Copa do Brasil com dois importantes desfalques por lesão: o volante Gabriel e o meia Cleiton Xavier. Em 2016, o drama é parecido: dos oito contratados, Edu Dracena, Moisés e Rodrigo já se lesionaram. Leandro Almeida, o próprio Cleiton Xavier e Barrios também são baixas para o "revival."

AS FARPAS

Atletas de Santos e Palmeiras trocaram acusações e estabeleceram duelos particulares

A careta de Ricardo

No Brasileiro, após ter marcado o primeiro gol da equipe santista em partida que terminou em 2 a 1, o atacante fez careta que incomodou os palmeirenses, que viram como provocação. Após o título, os jogadores do time vencedor tiraram fotos imitando o santista, além de usarem máscaras ironizando Ricardo Oliveira. Rafael Marques chamou-o de "mau caráter" em entrevista no gramado.

Lucas Lima no bolso

Recém-promovido da base, o volante Matheus Sales, 20, foi incumbido de marcar Lucas Lima nas finais da Copa do Brasil, quando teve atuação de gala. Nas redes sociais, foram tantas as provocações a Lima, que teria sido "colocado no bolso", que ele respondeu em janeiro: "Dois bolsos ele [Sales] tem, o que ele não tem é outra coisa, né?", em provocação ao Palmeiras por supostamente não ter um título mundial.

*

Ricardo Saibun/Santos FC - Cesar Greco/Ag.Palmeiras
Santos Futebol Clube. Treino Santos FC - 19/02. foto: Ricardo Saibun / Santos FC -------//-------- SÃO PAULO, SP - 19.02.2016: TREINO DO PALMEIRAS - O técnico Marcelo Oliveira, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol, no bairro da Barra Funda. (Foto: Cesar Greco / Fotoarena)
Dorival Júnior (à esq.), técnico do Santos, e Marcelo Oliveira, comandante do Palmeiras

OS TIMES

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (19), o técnico do Palmeiras, Marcelo Oliveira, minimizou a pressão que tem sofrido dos torcedores no começo de temporada. Seu time amarga sequência de quatro jogos sem vitórias. "A minha pressão é 12 por 8. Há anos é 12 por 8. Não vai mudar por causa do clássico, não", disse, bem-humorado.

"O técnico pode mudar a qualquer momento no Brasil. Os resultados são importantes. Só que trabalhamos muito, intensamente. A cada partida, acho que vai ser uma grande vitória, que o Palmeiras vai convencer", completou o treinador.

Oliveira treinou com os titulares sem a presença da imprensa, e deixou no ar a possibilidade de voltar ao 4-2-3-1 de sempre ou manter o 4-3-1-2 testado na estreia da equipe na Libertadores.

"Foi uma experiência válida, tanto é que finalizamos 14 vezes, contra sete do adversário. Vamos estudar de que forma vamos jogar", desconversou Oliveira.

Após empatar com o Novorizontino no Campeonato Paulista e perder a liderança do Grupo A para o São Bento, o Santos tenta se recuperar na competição.

Para retomar a liderança, o técnico Dorival Júnior terá a sua disposição quase todo o elenco santista. As exceções são os zagueiros David Braz e Paulo Ricardo, que se recuperam de lesões na coxa e nas costas, respectivamente.

De acordo com Dorival, há apenas uma dúvida para a equipe titular e três jogadores brigam por uma vaga no setor ofensivo: Paulinho, Patito e Serginho.

Paulinho foi titular nos três primeiros jogos do Estadual, mas sofreu uma lesão e ficou fora da última partida -foi substituído por Patito, que deve voltar a ser titular. Já Serginho, revelado nas categorias de base, atua no meio.

No total, 23 jogadores estão relacionados para a partida.


Endereço da página:

Links no texto: