Folha de S. Paulo


Corinthians vai enfrentar time de zagueiro artilheiro na Libertadores

Samuel Norato/ Divulgação Santa Fé
: Samuel Norato/ Divulgação Santa FeLegenda: O zagueiro Mina (centro) do Santa Fe, adversário do Corinthians na Libertadores
O zagueiro Mina (centro) do Santa Fe, comemora classificação na Libertadores

Atual campeão da Copa Sul-Americana, o Independiente Santa Fe, da Colômbia, foi a última equipe a se classificar para o Grupo 8 da Libertadores. O time será o segundo adversário do Corinthians na chave, que também conta com o Cerro Porteño, do Paraguai, e o Cobresal, do Chile.

Para garantir a posição na chave de grupos, os colombianos eliminaram o Oriente Petrolero, da Bolívia, sem dificuldade. Na primeira partida, venceram por 3 a 1 fora de casa. Nesta quinta-feira (11), à noite, o time fez 3 a 0 em Bogotá, com dois gols do zagueiro Yerry Mina.

Com 1,93 m, o defensor de apenas 21 anos é um dos destaques da equipe e artilheiro da competição, com três gols marcados até o momento. Revelado em 2013 pelo Deportivo Pasto, da primeira divisão, Mina chegou ao Santa Fe no ano seguinte e participou da conquista do Campeonato Colombiano. Em 2015, conseguiu se firmar como titular durante os títulos da Superliga e da Sul-Americana.

O time também aposta no meia Omar Perez, 34, e no atacante Ibarguen, 20. À frente do Santa Fe, está o experiente técnico uruguaio Gerardo Pelusso, 61, que já treinou equipes de tradição na América do Sul, como o uruguaio Nacional, o paraguaio Olimpia e o Universidad de Chile, além da seleção paraguaia.

Samuel Norato/ Divulgação Santa Fé
Samuel Norato/ Divulgação Santa FeLegenda: O técnico Gerardo Pelusso, do Santa Fe, adversário do Corinthians na Libertadores
O técnico Gerardo Pelusso já comandou a seleção do Paraguai

Fundado em 28 de fevereiro de 1941, a equipe de Bogotá conquistou a primeira edição do Campeonato Colombiano, em 1948. De lá para cá, o clube venceu a competição outras sete vezes. Em 2015, faturou pela primeira vez a Copa Sul-Americana e garantiu vaga na primeira fase da Libertadores.

Será a décima vez que o Santa Fe disputa a Libertadores. O Corinthians já disputou 12 vezes e conquistou o torneio em 2012.

Os colombianos alcançaram as semifinais em duas ocasiões. Em 1961, foram eliminados pelo Palmeiras. Em 2013, derrotaram o Grêmio nas oitavas, mas caíram diante do Olimpia, do Paraguai.

O Santa Fe estreia na próxima terça-feira (16) contra o Cerro Porteño. Já o Corinthians começa fora de casa contra o Cobresal, na quarta-feira (17). Os dois primeiros colocados do grupo avançam às oitavas de final.


Endereço da página:

Links no texto: