Folha de S. Paulo


Judocas Sarah Menezes e Rafaela Silva levam bronze em Grand Slam de Paris

As brasileiras Sarah Menezes (até 48 kg) e Rafaela Silva (até 57 kg) levaram o bronze no primeiro dia de competições do Gand Slam de Paris (FRA), neste sábado (6).

Após temporadas irregulares em 2015, ambas conquistaram o segundo pódio consecutivo em competições internacionais em 2016. Em janeiro, Sarah ficou com o ouro e Rafaela com o bronze de suas categorias no Grand Prix de Havana (CUB).

Com as medalhas, as duas também deram passos importantes pela vaga na Rio-2016. Oitava do ranking mundial, Sarah abriu vantagem na disputa interna (até 48 Kg) pela vaga olímpica contra Nathalia Brigida. Já Rafaela, 14ª do mundo (até 57 kg), mantém-se como a melhor brasileira da categoria.

Em Paris, Sarah, após perder nas quartas de final para a belga Charline Van Snick, se recuperou na repescagem e, com um yuko contra a japonesa Haruna Asami, garantiu a medalha. Foi a primeira vitória da atleta sobre Asami, que é bicampeã mundial e havia levado a melhor nos seis confrontos anteriores.

Já Rafaela disputou a medalha contra a polonesa Arleta Podolak. A brasileira entrou no minuto final em desvantagem por causa de três punições (contra uma da rival) e, com a derrota iminente e restando apenas cinco segundos para o fim, encaixou um yuko, para também subir ao pódio.

No masculino, Felipe Kitadai foi eliminado na segunda luta da categoria até 60kg pelo francês Walide Kkyar (uma punição a mais). Alex Pombo (73kg) também não conseguiu passar do segundo combate, contra o japonês Riki Nakaya, que aplicou estrangulamento.

Neste domingo (7), segundo e último dia de disputas em Paris, oito judocas brasileiros vão entrar na disputa: Mayra Aguiar (até 78kg), Rochele Nunes (acima de 78kg) e Maria Suelen Altheman (acima de 78kg), Victor Penalber (até 81kg), Eduardo Bettoni (até 90kg), Luciano Corrêa (até 100kg), David Moura (acima de 100kg) e Rafael Silva (acima de 100kg).


Endereço da página:

Links no texto: