Folha de S. Paulo


```CBF recua e autoriza Primeira Liga, mas classifica como 'torneio amistoso'

Eduardo Valente/Light Press/Cruzeiro
CRICIÚMA, BRASIL - JANEIRO 27: Criciúma x Cruzeiro, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma-SC, pela Primeira Liga de 2016. Criciúma, 27 de janeiro de 2016. (Foto de Eduardo Valente/Light Press/Cruzeiro)
Lance da partida entre Criciúma e Cruzeiro pela Primeira Liga

Após desautorizar a realização da Primeira Liga, a CBF recuou nesta quinta-feira (28) e anunciou que os jogos do torneio estão "permitidos" já neste ano e entrarão no calendário da entidade em 2017.

A confederação, entretanto, não reconhece as partidas do torneio como sendo de uma competição oficial e as classifica como "amistosas".

"Aprovar a realização de jogos amistosos entre os clubes participantes, no ano de 2016, sem prejuízo da observância das leis, regulamentos e estatutos aplicáveis. A CBF, em parceria com as federações e os clubes, será a responsável por adequar a tabela da competição ao calendário do futebol brasileiro e fornecerá o suporte necessário através de seus órgãos técnicos para a devida oficialização da Copa Sul Minas Rio em 2017", está na nota publicada no site oficial da confederação.

Ainda no texto, a CBF diz que está interessada em "harmonizar o futebol brasileiro".

Com tal autorização, ainda que pela metade, a organização da Primeira Liga poderá resolver problemas que teve na organização do torneio.

Sem a liberação, o STJD, por exemplo, estava impedido de julgar casos referentes ao torneio. A situação da arbitragem também era parecida.

A primeira rodada de jogos da Primeira Liga aconteceu nesta quarta-feira. O Flamengo derrotou o Atlético-MG por 2 a 0, no Mineirão; Criciúma e Cruzeiro ficaram no 1 a 1, em Santa Catarina; o Atlético-PR bateu o Fluminense por 1 a 0, em Volta Redonda; Inter x Coritiba empataram sem gols.

Nesta quinta-feira (28), dois jogos complementaram a rodada de abertura. o América-MG derrotou o Figueirense por 1 a 0 no Independência. Já Avaí e Grêmio ficaram no 2 a 2 na Arena Condá, em Chapecó.

PRIMEIRA LIGA - Veja os grupos da competição

Confira o comunicado oficial da CBF:

"O Presidente e a Diretoria da Confederação Brasileira de Futebol, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

CONSIDERANDO a Resolução da Diretoria nº 001/2016 que convoca todos os protagonistas envolvidos na Copa Sul Minas Rio, a fim de deliberar sobre a realização da referida competição e sua inclusão no calendário oficial do futebol brasileiro, a partir do ano de 2017, facultando a disputa, durante a pré-temporada de 2016, de jogos amistosos;

CONSIDERANDO o pleito dos clubes disputantes da Copa Sul Minas Rio para que fossem permitidos jogos amistosos adicionais, além do período de pré-temporada, com o compromisso que estes (a) não conflitem com as datas dos campeonatos oficiais do calendário do futebol brasileiro (b) respeitem o ordenamento jurídico que rege as competições, em especial a Lei 10.671/03 ("Estatuto de Defesa do Torcedor") e (c) observem os intervalos mínimos entre partidas de um mesmo clube, de acordo com as normas vigentes;

CONSIDERANDO o contínuo interesse da CBF em harmonizar o futebol brasileiro, reduzindo distâncias e promovendo a sintonia e a convergência, além do desenvolvimento de competições de relevante qualidade técnica e forte apelo comercial;

CONSIDERANDO a concordância de todas as Federações que jogos amistosos realizados nas condições estabelecidas no item (ii) não trarão prejuízo aos campeonatos estaduais em 2016

RESOLVEM:

Aprovar, com a devida anuência das Federações estaduais envolvidas, a realização de jogos amistosos entre os clubes participantes, no ano de 2016, sem prejuízo da observância das leis, regulamentos e estatutos aplicáveis. A CBF, em parceria com as federações e os clubes, será a responsável por adequar a tabela da competição ao calendário do futebol brasileiro e fornecerá o suporte necessário através de seus órgãos técnicos para a devida oficialização da Copa Sul Minas Rio em 2017.

Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no site da CBF.


Endereço da página:

Links no texto: