Folha de S. Paulo


Autor de cavadinha, Matheus Pereira já foi elogiado por Renato Augusto

O Flamengo colocou um ponto final no reinado de quatro anos dos paulistas na Copa São Paulo em jogo marcado por um vexame de uma das maiores promessas do Parque São Jorge.

Após o empate por 2 a 2 no tempo normal, o Corinthians foi derrotado pelo Flamengo nas cobranças de pênaltis, por 4 a 3, e viu o time carioca conquistar o seu terceiro título da Copinha nesta segunda-feira (25).

Nas penalidades, a disputa ficou marcada mesmo pela tentativa frustrada de cavadinha de Matheus Pereira, que optou por não falar com os jornalistas após a partida.

O lance lembrou a cobrança infeliz de Alexandre Pato, em 2013, contra o Grêmio na Copa do Brasil. Sem clima no clube, meses depois foi emprestado para o São Paulo.

PIRULÃO EM DIA INFELIZ

Aposta do Corinthians desde os 10 anos, Matheus Pereira, a um mês de completar 18 anos, participou neste ano da sua primeira Copinha.

Mesmo sem passar pelo crivo da competição, ele, que é conhecido como Pirulão por ser alto e magro, foi promovido nos primeiros dias de 2015 para o profissional, descendo sempre para os principais torneios do sub-17, categoria que o levou para a seleção, com a camisa 10 e a faixa de capitão.

Logo que foi introduzido ao time adulto, ainda no ano passado, viajou para a Florida Cup, na pré-temporada, saiu jogando em amistoso contra o ABC de Natal e foi utilizado contra o Santos, pela Copa do Brasil.

Desde então, porém, começou a receber críticas de companheiros e dirigentes por não demonstrar a dedicação de antes e também pelo tratamento que dava a alguns companheiros da base, muitas vezes ríspido.

Por outro lado, continuava ganhando fãs. Até Renato Augusto chegou a elogiá-lo após o duelo contra o Santos.

"Ao meu ver [o Matheus Pereira] é um grande jogador. Ele estava bem na partida, quando começamos pressionando, mostrou personalidade. Ele mostrou que podemos contar com ele", disse o meia, que joga pelo Beijing Guoan, da China.

Malcom, seu companheiro de muitos anos de Corinthians, fala sobre o meia com ar de encantamento. "Ele é diferente", costuma dizer.

"O Matheus Pereira fez escolha de uma cavadinha e o histórico dessas cavadas não é nem um pouco positivo para nós no Corinthians", afirmou o ex-lateral Alessandro, hoje coordenador de futebol.

É certo que a busca por uma negociação milionária não é mais o principal objetivo do Corinthians com ele.

Durante o ano de 2014, o clube, ainda presidido por Mario Gobbi, se desfez da maior parte dos direitos econômicos do jovem para pagar dívidas com seu empresários, ficando com só 5% do total.

Sobre o futebol de Matheus, porém, fica a incógnita. Ele terá de provar a Tite que não é Pato.


Endereço da página:

Links no texto: