Folha de S. Paulo


Mesmo com proibição da CBF, Primeira Liga diz que fará torneio

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou nesta segunda (25), em nota, que não autoriza a realização do primeiro torneio organizado pela Primeira Liga, com início marcado para esta quarta (27).

A entidade informou que pretende se reunir com os integrantes da liga, que conta com 15 clubes da Região Sul, de Minas Gerais e do Rio para discutir a inclusão da competição no calendário de 2017. O documento assinado pelo presidente em exercício da CBF, Antônio Carlos Nunes, diz que a confederação não vai autorizar a realização da competição em 2016.

Diretor jurídico da liga, o advogado Eduardo Carlezzo disse à Folha que a primeira rodada, marcada para quarta (27) e quinta (28), acontecerá normalmente.

"A posição dos clubes é que não muda nada, e o campeonato vai acontecer", disse Carlezzo.

Pela Lei Pelé, os clubes são autorizados a formar ligas e participar de competições. A Federação de Futebol do Rio não entende assim e prometeu até desfiliar os dois clubes do Rio na competição, Flamengo e Fluminense.

Estão na competição deste ano seis dos maiores clubes do Brasil – Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Inter e Grêmio.

Segundo a CBF, o calendário da Primeira Liga em 2016 desrespeita normas do ordenamento jurídico desportivo estadual, nacional e internacional, como a não observância do prazo regulamentar para que clubes e atletas disputem partidas (intervalo de 60 horas), a impossibilidade legal de que uma partida seja válida por duas competições distintas, além da observância de critérios técnicos de participação, bem como o respeito ao Estatuto do Torcedor.

A CBF autorizou que partidas amistosas sejam disputadas até 30 de janeiro, algo que já havia sido abordado pela Federação de Futebol do Rio (Ferj), que sempre foi contrária à participação de Flamengo e Fluminense, seus filiados, no torneio organizado pela Primeira Liga.

No fim da semana passada, a Ferj informou que autorizava duas datas para Flamengo e Fluminense jogarem, mas em caráter de partidas amistosas –a liga tem cinco datas para os times que chegarem à final.

A CBF informou que a decisão se baseia também na Assembleia Geral Extraordinária da CBF, realizada em 27 de outubro de 2015, que não se opôs à filiação e vinculação da liga à CBF, nem à inclusão de sua competição no calendário oficial do futebol brasileiro, "desde que cumpridas e respeitadas todas as normas e exigências que compõem o ordenamento jurídico desportivo, compreendendo inclusive os Estatutos da Fifa, Conmebol, CBF e Federações".

Uma das críticas ao calendário da liga, por exemplo, era o fato de não respeitar o período de pré-temporada, que termina apenas no próximo final de semana.

A primeira rodada da Primeira Liga tem os seguintes jogos: na quarta (27) - Fluminense x Atlético-PR (em Volta Redonda), Criciúma x Cruzeiro (Criciúma), Atlético-MG x Flamengo (Mineirão), Inter x Coritiba (Beira-Rio); na quinta (28) - América-MG x Figueirense (Belo Horizonte) e Avaí x Grêmio (Chapecó).

No fim da tarde, a Primeira Liga divulgou a seguinte nota em que confirma a realização da competição, e critica a intervenção da CBF.

"Com referência a Resolução de Diretoria publicada no dia de hoje pela CBF, informamos que ela em nada afeta a preparação e organização da Primeira Liga para os jogos desta quarta e quinta-feira. Como já extensamente explicado pela Primeira Liga, a entidade mantém uma posição jurídica e desportiva de independência das federações e da CBF, com base nos arts. 16 e 20 da Lei Pelé. Como consequência disto, não existe a necessidade legal de buscar-se prévia autorização para a realização dos jogos que estão programados até o dia 31 de março.

A Primeira Liga e seus 15 integrantes vem sendo constantemente prejudicados comercialmente por sucessivas tentativas de intervenção e proibição de seus jogos. Tentamos dialogar a fim de buscar uma solução e inclusive havíamos recebido de parte da CBF, em mais de uma ocasião, uma garantia de não intervenção na Primeira Liga, o que hoje mostrou-se não ser verdade.

À Primeira Liga interessa dar uma resposta ao torcedor, que é o real motor do futebol nacional. Aguardamos todos os torcedores apaixonados por futebol em um dos 6 estádios que nesta quarta e quinta sediarão a nossa rodada inicial.

Independentemente de tudo isto, a Primeira Liga segue aberta ao diálogo com vistas ao enquadramento da competição no calendário oficial da CBF em 2017."


Endereço da página:

Links no texto: