Folha de S. Paulo


Nome de russo ligado ao Corinthians ressurge em caso de morte de ex-espião

Karel Prinsloo - 31.ago.2012/Efe
Boris Berezovski em agosto de 2012
Boris Berezovski em agosto de 2012

O nome do russo Boris Berezovski (1946-2013) ressurgiu no noticiário internacional nesta quinta-feira (21), quando inquérito da Justiça do Reino Unido foi divulgado com a afirmação de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, "provavelmente" deu aval para envenenar o ex-espião Alexander Litvinenko, em 2006. Agente da FSB (serviço de inteligência russo, a antiga KGB) entre 1986 e 1998, Litvinenko morreu em 23 de novembro, três semanas após ingerir uma dose do isótopo radioativo polônio-210.

Tratado como suspeito do assassinato de Litvinenko pelo próprio pai do morto em entrevistas, o controverso Berezovski, ferrenho opositor de Putin, condenado por fraude em seu país natal e exilado na Inglaterra, voltou à tona porque uma camiseta que ganhou de um dos supostos assassinos de Litvinenko, Alexei Lugovoi, é tratada como evidência incontestável de participação no crime pela Justiça britânica.

Em 2010, Lugovoi, amigo próximo de Berezovski, enviou a Berezovski uma camiseta com os dizeres "Polônio 210 - continua" e "a morte nuclear está batendo na sua porta", que, aos olhos da Justiça, "só pode ser vista como um reconhecimento alegre [de Lugovoi] de sua participação na morte do sr. Litvinenko". A peça de roupa é tida como prova central da investigação.

Camiseta

No Brasil, Berezovski ficou conhecido a partir da relação do Corinthians com a MSI, iniciada em 2004. O fundo de investimento sediado em Londres, representado no Brasil pelo iraniano Kia Joorabchian, firmou contrato com o clube paulista em que estava previsto o controle do departamento de futebol durante dez anos, angariando assim lucros a partir da negociação de atletas. Foi o período em que chegaram atletas como Tevez, Mascherano, Carlos Alberto e Nilmar ao Corinthians, e em que o time foi campeão brasileiro (2005).

À época, investigação da Polícia Federal revelou que Berezovski, acusado na Rússia de lavagem de dinheiro e assassinato, era o grande financiador da operação da MSI no Brasil, e desembocou em uma listagem de acusações como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha.

Em 2007, a parceria foi rompida, e a MSI abandonou sua sede no Brasil, deixando o Corinthians com uma dívida no patamar dos R$ 90 milhões.

Se no Brasil ele se tornou conhecido por sua tentativa de participação no futebol, Berezovski envolveu-se em escândalos de proporções internacionais diversas vezes ao longo de sua trajetória. Próximo do ex-presidente russo Boris Ieltsin, ele construiu sua fortuna no período da "perestroika", a liberalização lançada por Mikhail Gorbachev (1985-1991) antes do colapso da União Soviética, quando ele assumiu o controle de diversas propriedades e bens, especialmente do principal canal de televisão da Rússia e da petrolífera Sibnet.

Um dos mais conhecidos opositores de Putin, deixou a Rússia em 2000 após a aproximação do governo de suas propriedades e a revelação do próprio Litvinenko de que a FSB tinha um plano para matá-lo. Seu exílio gerou tensão diplomática entre Rússia e Reino Unido, que se recusou a deportá-lo seguidas vezes ao longo dos anos.

Berezovski foi encontrado morto, enforcado, em 2013.

DESAFETO

Litvinenko deixou a FSB em novembro de 1998, depois de criticar a gestão à diretoria do órgão. Na época, a agência de inteligência de Moscou era comandada por Vladimir Putin.

O agente morto teria apresentado denúncias de envolvimento de militares e espiões com a máfia russa, que não chamaram a atenção do então líder de inteligência.

Putin afastou Livtinenko depois que ele concedeu entrevista coletiva confirmando um plano interno da agência para matar Berezovski.

Em 2000, o agente morto deixou a Rússia e pediu asilo político ao Reino Unido. Lá, fez acusações incômodas contra o governo russo que podem ter levado à sua morte, se a hipótese da investigação britânica estiver correta.

Dentre as ações que Livtinenko imputou às autoridades russas, estavam pagar terroristas para forçar operações de tropas armadas em territórios como a Tchetchênia.

Dentre eles, as explosões em quatro prédios em três cidades russas, que deixaram 307 mortos em 1999, e as crises de reféns do teatro de Moscou, em 2003, e da escola de Beslan, em 2004.

Pouco antes de morrer, ele acusou Putin de ter uma boa relação com o líder da máfia russa, Semion Mogilevich.

-

Polônio-210

Polônio-210

O QUE É
Elemento radioativo descoberto por Marie Curie em 1898 que emite partículas alfa altamente nocivas.

ONDE É ENCONTRADO
Existe na natureza, mas uma quantidade suficiente para matar teria de ser produzido em um reator.

POR QUE É RADIOTIVO
Substância emite partículas alfa, que não conseguem ultrapassar a pele, mas, ingeridas, podem penetrar facilmente as células e tecidos moles internos.

Sua meia-vida biológica (tempo para metade do total ser expelido do organismo) é de 30 a 50 dias.

Radiações


Endereço da página:

Links no texto: