Folha de S. Paulo


Federação libera apenas 2 datas para Fla e Flu disputarem Primeira Liga

Nelson Perez - 6.set.2015/Fluminense F.C
Lance do clássico Fla-Flu pelo Campeonato Brasileiro de 2015
Lance do clássico Fla-Flu pelo Campeonato Brasileiro de 2015

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) concordou em liberar duas datas para Flamengo e Fluminense disputarem a edição inaugural da Primeira Liga. A decisão da entidade aconteceu após reunião realizada nesta quinta (21) no Rio entre o presidente da entidade, Rubens Lopes, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, e o presidente da competição, Gilvan Tavares.

O acordo mostra um avanço na posição da Ferj. Antes irredutível, a federação já demonstra aceitar a participação dos dois clubes, entretanto impõe um limite de datas. Mesmo assim, Feldman acredita que as partes podem alcançar "um acordo que reduza ou extingua o conflito que até agora existiu".

A posição da Ferj representa um obstáculo para que Flamengo e Fluminense disputem a última rodada da fase de grupos, marcada para os dias 9 e 10 de março. Além disso, os clubes não poderiam disputar a semifinal e a final do torneio. Com isso, a tabela da competição —cujo início está previsto para a próxima quarta (27)— precisaria ser modificada.

DIÁLOGO

Presidente da Primeira Liga e do Cruzeiro, Tavares está otimista para que os dois times do Rio sejam liberados sem qualquer limitação de datas.

"Estamos caminhando bem. Acredito que vamos chegar a um acordo em relação a isso. Falta tão pouco para isso. Faltou mais diálogo com a Ferj nessa primeira fase. Agora está tendo e vai evoluir para que ocorra tudo bem", afirmou ao canal ESPN.

Mediador do encontro, Feldman declarou que a CBF não é contrária à competição.

"Não há contradição, nós queremos (a Primeira Liga). Mas como não foi incluído no calendário nacional (de 2016) e existem problemas de conflitos em relação ao Estatuto (do Torcedor) e ao Regulamento Geral das competições, nós estamos, desde o início, exercendo a nossa tarefa diplomática, de juntar as partes para que elas cheguem à um acordo", disse.

A Primeira Liga será disputada por 12 clubes: Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Grêmio, Internacional, Flamengo, Fluminense, Atlético-PR, Coritiba, Avaí, Chapecoense e Figueirense. Também fazem parte da liga, mas não participarão do torneio em 2016: Joinville, Criciúma e Paraná.


Endereço da página: