Folha de S. Paulo


Fifa multa Argentina e Chile por cantos homofóbicos nos jogos contra o Brasil

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (13) que multará as federações de Argentina, Chile, Honduras, México, Peru e Uruguai por cantos homofóbicos de seus torcedores em partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

A multa mais pesada será para o Chile, no valor de 70 mil francos suíços (R$ 276 mil), por cantos homofóbicos de seus torcedores nos quatro jogos disputados pela sua seleção nas eliminatórias –incluindo a vitória por 2 a 0 sobre o Brasil, em outubro de 2015, em Santiago.

As demais federações –incluindo a Argentina, que também foi punida por infração em jogo das eliminatórias contra o Brasil pagarão multas de 20 mil francos suíços (R$ 79 mil) cada, por violações individuais do artigo 67 do Código Disciplinar da Fifa, que determina que as federações e clubes podem ser punidos por comportamentos impróprios de seus torcedores, como manifestação de insultos.

A decisão do Comitê Disciplinar da Fifa foi tomada após a análise individual de cada caso, levando em conta a posição adotada pelas federações e o relatório do observador anti-discriminação, além de outras evidências.

Esses observadores atuam em partidas que são consideradas pela Fifa com alto risco de atos discriminatórios. Relatório feito pela entidade apontou principalmente as eliminatórias sul-americanas com alto potencial de injúrias.

"A Fifa está lutando contra a discriminação no futebol há muitos anos e uma das armas são as punições", afirmou Claudio Sulser, presidente do Comitê Disciplinar da entidade, em nota divulgada à imprensa.

"As punições sozinhas não vão mudar o comportamento de certos grupos de torcedores que infelizmente vão contra os valores fundamentais do esporte. A Fifa e toda a comunidade do futebol precisa ser proativa para educar e inspirar mensagens de igualdade e respeito em todos os níveis do jogo", completou.


Endereço da página:

Links no texto: