Folha de S. Paulo


Brasileiro vence prêmio de gol mais bonito do ano da Fifa

O atacante Wendell Lira, 27, superou o astro Lionel Messi, do Barcelona, e o italiano Alessandro Florenzi, da Roma, e venceu o prêmio Puskás, entregue pela Fifa ao autor do gol mais bonito da temporada.

O brasileiro teve 46,7% dos votos, contra 33,3% de Messi e 7,1% de Florenzi.

O nome do troféu homenageia o lendário jogador húngaro Ferenc Puskás, morto em 2009 aos 79 anos. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (11) em Zurique, na Suíça.

Ele subiu ao palco chorando e disse que se sentia honrado de estar na companhia de seus ídolos no futebol. Lira ainda comparou a sua vitória a um duelo de Davi contra Golias.

"Quando Golias apareceu, todos diziam: 'ele é muito grande, não tem como ganhar'. Mas quando olhou para Golias, Davi disse: 'ele é muito grande, não tem como errar'", disse, agradecendo ainda a sua esposa, que estava presente, e sua filha, que está no Brasil.

Marcado em março de 2015, o tento vencedor aconteceu em partida entre Goianésia e Atlético-GO, pelo Campeonato Goiano. Em ação pelo primeiro clube, Lira recebeu um passe alto na entrada da área e, de costas para o gol, emendou um voleio para fazer o gol.

A indicação já havia mudado a vida de Lira. Desempregado quando os nomes indicados ao gol mais bonito foram anunciados, em novembro, ele contou à Folha neste domingo (10) que chegou a receber pelo menos oito propostas de emprego. Fechou com o Vila Nova, que disputa a Série B do Brasileiro, pela infraestrutura e projeto apresentados.

Reprodução/Youtube/FIFATV
Clique na foto para ver o gol de Wendell Lira
Clique na foto para ver o gol de Wendell Lira

Hoje, tem o sonho de firmar carreira no futebol profissional, dar segurança financeira à família e jogar no exterior, mas sabe que a exposição aumentará a pressão por um bom desempenho.

"A partir de agora, a cobrança vai ser cada vez maior. Tenho de estar preparado", diz o atleta, que foi revelado pelo Goiás e teve passagens por clubes como Fortaleza, Novo Horizonte e Tombense.

"Penso em um dia de cada vez. Sei que sempre tenho de fazer o meu melhor para ir para um clube da Série A ou mesmo atuar na Europa."

A votação ao gol mais bonito é aberta ao público no site da Fifa. Diversos sites brasileiros fizeram campanha para angariar votos para o jogador.

"O meu gol é o mais bonito, foi uma jogada muito complicada", diz Lira.

CONFIRA OS TRÊS FINALISTAS DO PRÊMIO PUSKÁS

Alessandro Florenzi (pela Roma, em 16 de setembro de 2015)

Wendell Lira (pelo Goianésia, em 11 de março de 2015)

Lionel Messi (pelo Barcelona, em 30 de maio de 2015)


Endereço da página:

Links no texto: