Folha de S. Paulo


Zidane estreia como técnico do Real Madrid com goleada no La Coruña

O ídolo do Real Madrid Zinédine Zidane, 43, começou bem como técnico do clube espanhol. Em sua estreia à frente do clube, neste sábado (9), o francês viu a equipe de Madri bater o Deportivo La Coruña por 5 a 0, pela 19ª rodada do Campeonato Espanhol.

Vestindo um elegante terno escuro, Zidane ficou desde o início da partida em pé à beira do campo e dando muitas instruções para os seus jogadores, porém com a mesma tranquilidade dos tempos em que era o dono do meio do campo da equipe madridista.

A equipe de Madri se recuperou do empate na última rodada e chegou aos 40 pontos na competição, mas permanece em terceiro, atrás de Barcelona (42) e Atlético de Madri (41).

A estreia foi de Zidane, mas quem roubou a cena dentro de campo foi Gareth Bale. O galês marcou três gols e, ao ser substituído, foi aplaudido de pé pela torcida.

O primeiro gol foi anotado por Benzema, aos 14 min. Aos 22 min começou o show de Bale, com o primeiro gol no confronto. Aos 3 min do segundo tempo, o atacante ampliou, e aos 17 min marcou o terceiro.

No último minuto da partida, Benzema fez o segundo dele, o quinto da goleada.

Na próxima rodada, o Real Madrid recebe o Sporting Gijón, no domingo (17). No sábado, o Deportivo visita a Real Sociedad.

CARREIRA COMO TÉCNICO

Em 2010, Zidane foi contratado para trabalhar no Real Madrid como olheiro do técnico José Mourinho. Desde então ele atuou como diretor esportivo do clube e auxiliar técnico, quando a equipe era comandada pelo italiano Carlo Ancelotti, em 2013.

Em julho de 2014, o francês passou a comandar o Real Madrid Castilla. A equipe serve para que jovens jogadores ganhem experiência e possam chegar mais preparados para o time principal.

Zidane deixou a equipe na última segunda (4) para assumir a equipe principal do Rela Madrid.

CARREIRA COMO JOGADOR

Francês de origem argelina, Zinédine Zidane começou a carreira como jogador de futebol no Cannes, em 1988. Em 1992 foi para o Bordeaux, onde seu futebol chamou a atenção dos grandes clubes da Europa.

Em 1996 se transferiu para a Juventus de Turim, onde foi duas vezes campeão italiano (1996/97 e 1997/98), campeão intercontinental (1996) e foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa (1998 e 2000).

Nesse período também venceu com a seleção francesa a Copa do Mundo de 1998, batendo o Brasil por 3 a 0 na final, e a Eurocopa de 2000.

Em 2001, Zidane foi negociado com o Real Madrid por 73 milhões de euros, à época a contratação mais cara da história. Era o início da era dos "galáticos" do presidente madridista Florentino Pérez, equipe que contou também com português Luís Figo, o inglês David Beckham e os brasileiros Ronaldo e Roberto Carlos.

No Real Madrid, Zidane foi campeão da Copa dos Campeões (2001/02), do Intercontinental e do Campeonato Espanhol (2002/2003).

Em 2003, aos 31 anos, Zidane conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo pela terceira vez na carreira.

Depois da final da Copa do Mundo de 2006 entre Itália e França, Zidane se aposentou dos gramados. A partida que deu o tetracampeonato para os italianos é lembrada sempre pela cabeçada que o camisa 10 francês deu no zagueiro italiano Marco Materazzi, o que ocasionou a expulsão de Zidane.

Em 15 anos de carreira, Zidane fez 797 jogos e marcou 156 gols.


Endereço da página:

Links no texto: