Folha de S. Paulo


Renato Augusto pede desculpas à torcida por saída do Corinthians

Durante a reapresentação do elenco do Corinthians nesta quarta-feira (6), o meia Renato Augusto se despediu do clube.

Em entrevista coletiva, ele explicou por que escolheu trocar o atual campeão brasileiro pelo Beijing Guoan, de Pequim, que disputa a primeira divisão chinesa, e se desculpou com a torcida.

"Ao torcedor peço desculpa por não dar sequência ao trabalho, foi uma situação única na minha carreira, nunca pensei em receber uma proposta assim. Talvez esteja sofrendo tanto quanto o torcedor, pois vi que o trabalho poderia dar até frutos maiores", disse.

O clube chinês pagou a multa rescisória de 8 milhões de euros (cerca de R$ 34,5 milhões) e ofereceu um salário de cerca de R$ 2 milhões por mês.

"Eu não escolhi a China. A China me escolheu. Minha ideia inicial não era essa. Jogador tem dez anos para ganhar dinheiro. Chega uma proposta dessa, para pensar nos seus filhos e talvez nos netos, vai balançar. Principalmente um jogador com meu histórico. Posso começar o ano e ter lesão. Aí falaria que era melhor ter ido. Torcedor age na emoção. Muitos xingam, mas muitos agradecem", afirmou.

Renato Augusto comparou a proposta recebida agora com a feita pelo Schalke 04, da Alemanha, que acabou não se concretizando.

"Minha ideia era ficar. Eu tinha uma proposta muito boa da Alemanha, de três vezes mais do que eu ganharia aqui. O Tite pesou naquele momento. Mas depois chegou uma proposta irrecusável. Até comentei com amigos: 'prefiro que nem chegue'. Mas chegou. Preciso pensar na minha família. Estou tendo uma possibilidade ímpar, é uma cidade boa, para a família seria bom... Conversei com todos, eles entenderam e foram a favor. Chegou uma hora que não tinha como dizer não", declarou.

SELEÇÃO E RALF

O meia reconheceu que a transferência para o futebol chinês o deixa mais distante da seleção brasileira. "É um risco que eu pesei antes de aceitar, por isso quero treinar mais que os outros, como sempre fiz. Vou procurar estar bem fisicamente, trabalhar mais e mais pra estar no nível de jogadores que não estão jogando lá. Sei que é difícil, mas é uma escolha que fiz e agora tenho que correr atrás", afirmou.

Sobre a possibilidade de o volante Ralf se juntar a ele no Beijing Guoan, Renato Augusto mostrou ver com bons olhos.

"Cada vez mais jogadores devem aparecem lá [na China]. É um amigo pessoal, quero no mesmo time que eu. Claro que se ele for embora vai fazer falta aqui. Tenho certeza que junto com o seu representante ele vai saber escolher o melhor", disse.

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BR, 06-01-2016, 16h20: TREINO DO CORINTHIANS. O time campeoa brasileiro se reapresentou na tarde desta quarta feira no CT Joaquim Grava e iniciou os treinamentos para a proxima temporada. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, ESPORTES) ***EXCLUSIVO FSP***
Alexandre Pato corre durante primeiro treino do Corinthians em 2016

PATO

Renato Augusto comentou o retorno de Alexandre Pato ao Corinthians após ter o seu período de empréstimo ao São Paulo encerrado.

Ele disse que o atacante será bem recebido no elenco alvinegro, mas terá que "dar carrinho, botar a bunda no chão e acabar o jogo com câimbra" para agradar o torcedor.

Pato se reapresentou normalmente no CT Joaquim Grava e participou das atividades com o elenco nesta quarta. Ele ainda aguarda uma proposta do exterior nesta janela de transferências.

Mercado da bola


Endereço da página:

Links no texto: