Folha de S. Paulo


Zidane tenta quebrar escrita de craques que se tornaram técnicos

Para alcançar o sucesso no Real Madrid, Zinedine Zidane, 43, anunciado como técnico nesta segunda-feira (4), terá que quebrar a escrita que envolve outros grandes craques que resolveram seguir o caminho de comandantes.

Desde 1991, quando o prêmio da Fifa foi criado, os vencedores Lothar Matthäus, Marco van Basten, Romário e Cannavaro arriscaram-se na carreira de técnicos, mas não conseguiram grandes êxitos.

O holandês Van Basten pode ser considerado o que chegou mais longe. Melhor do mundo em 1992, o ex-centroavante treinou a seleção de seu país entre 2004 e 2008, inclusive na Copa de 2006, quando foi eliminado nas oitavas após derrota por 1 a 0 para Portugal.

Hoje é assistente técnico da seleção holandesa.

Matthäus e Romário já exerceram a função, sem brilho. Cannavaro comanda o time saudita Al-Nassr e tampouco tem se destacado.

Zidane também terá o desafio de controlar seus nervos. Além da famosa cabeçada no italiano Materazzi na final da Copa de 2006, trocou empurrões com Luis Enrique, atual treinador e então meia do rival Barcelona, em 2003.

Outro obstáculo é a escassa experiência como treinador. Entre 2013 e 2014, foi assistente de Ancelotti e então assumiu o Castilla (time B do Real). Na primeira temporada, não conseguiu subir da Segunda Divisão B. Em 2015, envolveu-se em polêmica ao colocar seu filho, Enzo, como capitão da equipe.

Para o torcedor madrilenho, resta se apegar à declaração do presidente Florentino Pérez, que durante a apresentação do ídolo disse que "a palavra 'impossível' não existe para Zidane."

MELHORES DO MUNDO QUE FORAM TÉCNICOS

1991 - Lothar Matthäus (meia, Alemanha)

Virou técnico em 2001 e treinou times como Rapid Viena, Partizan, Red Bull Salzburg e Atlético-PR. Ganhou só os campeonatos Sérvio-Montenegrino (2003) e Austríaco (2007)

1992 - Marco van Basten (atacante, Holanda)

Treinou a Holanda entre 2004 e 2008 (disputou a Copa de 2006) e times da Holanda, como Ajax e AZ Alkmaar, mas não ganhou título

1994 - Romário (atacante, Brasil)

Foi técnico do Vasco entre 2007 e 2008, mas não obteve nenhum resultado expressivo.

2006 - Fabio Cannavaro (zagueiro, Itália)

Estreou treinando o chinês Guangzhou Evergrande, de onde foi demitido após 23 jogos (deu lugar a Luiz Felipe Scolari). Hoje, treina o Al-Nassr (Arábia Saudita. Nunca foi campeão


Endereço da página:

Links no texto: