Folha de S. Paulo


Haitianos 'jogam a vida' na Copa SP por sonho de contrato no Brasil

A Copa São Paulo de futebol júnior, que começa neste sábado (2), é vista pelos 2.700 jogadores inscritos como grande oportunidade de chegar ao time principal ou, ao menos, de melhorar as condições de seu contrato com o clube.

Para 25 deles, contudo, a competição significa muito mais. São os atletas da Academia Pérolas Negras, time amador com sede no bairro de Bon Repos, na região norte de Porto Príncipe, no Haiti, que disputará a competição pela primeira vez.

"Essa competição pode mudar tudo, minha vida e a dos meus companheiros", diz Fenelon Marckenson, 17.

O meia-atacante e seus colegas foram convidados para atuar na Copinha após conversas que envolveram a ONG Viva Rio (que banca a equipe), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Federação Paulista de Futebol e a Federação do Haiti.

No torneio, os jovens do time –a maioria vive em bairros pobres e violentos da capital haitiana– sonham em obter uma visibilidade que pode levá-los a assinar contrato com algum clube brasileiro. Mais do que prestígio, um acerto desse tipo garantiria ajuda às suas famílias.

Ex-jogador do sub-17 do Cruzeiro (MG) e do Audax (SP), Fenelon é um dos poucos da equipe com rodagem internacional. Hoje defende o time sub-17 do Boavista (RJ), mas foi liberado pelo clube para competir ao lado dos conterrâneos na Copinha.

Ele anseia por um contrato melhor para ajudar o pai, que está internado no Haiti. Os médicos, diz ele, não sabem exatamente qual é o problema do seu pai. "Hoje o dinheiro do tratamento é pouco. Precisamos de mais para pagar os médicos", conta.

Para o técnico do time, o brasileiro Rafael Novaes, os jovens vão "jogar a vida" em cada partida. O treinador conta que muitos pretendem ficar no Brasil. Suas famílias, aliás, não querem que eles voltem ao Haiti.

"São muitos problemas sociais, religiosos e políticos por lá, que geram uma crise fenomenal. É só ver a quantidade de haitianos que chega ao Brasil", conta o treinador que comanda o Pérolas Negras desde 2011.

CONEXÃO BRASIL-HAITI

O time existe desde 2009, antes da chegada da ONG. Mas foi por meio dela que ganhou nova estrutura.

Localizado na periferia de Porto Príncipe, o centro de treinamento foi erguido pela Viva Rio após o terremoto que devastou o país em 2010. Possui hospedagem para 96 pessoas, além de campos, vestiários, refeitório e piscina.

No centro, também recebem aulas de línguas, história, entre outras disciplinas.

"A fila da seleção [para o Pérolas] estava enorme quando me inscrevi. Eram mais de 2.000 pessoas de todo o Haiti para só 23 vagas", diz o preparador físico do time, Solon Jonathan, que inicialmente foi aprovado como jogador.

"Os haitianos gostam muito do Brasil. Lá as pessoas deixam o trabalho para ver os jogos da seleção brasileira", conta o volante Anel Jean Louis, 17, cujo maior desejo é atuar por um time brasileiro.

NOVAS REGRAS

A Academia Pérolas Negras é a única agremiação estrangeira dessa edição do torneio. Está no Grupo 28 e enfrentará na primeira fase o América-MG, o São Caetano e o Juventus, rival da estreia.

O primeiro jogo será neste domingo (3), às 14h, na rua Javari, em São Paulo.

Com 112 times inscritos divididos em 28 grupos, a edição deste ano da Copinha tem no regulamento uma situação inusitada. A equipe derrotada no mata-mata das oitavas de final pode continuar na competição.

Funciona do seguinte modo: o primeiro e o segundos colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, totalizando 56 times.

Essa segunda etapa será disputada em partidas eliminatórias. As duas fases posteriores também seguem o mesmo sistema.

Sendo assim, apenas sete times estariam classificados para as quartas de final. Com isso, a equipe de melhor campanha na somatória das quatro fases completaria o oitavo classificado.

A partir daí, a competição conhece os semifinalistas e os finalistas.

ESTREIAS

Corinthians e Santos estreiam neste sábado (2) na Copa São Paulo de futebol júnior. A equipe da Vila Belmiro será a primeira a entrar em campo, às 11h, em Araraquara, contra o Confiança (PE). Maior e atual campeão do torneio, o time do Parque São Jorge, em busca do 10º título, enfrenta o Bragantino, em Limeira, às 19h30.

As duas partidas serão transmitidas pela Rede Vida –a do Corinthians também será exibida pela ESPN e pelo SporTV.

No domingo (3), o Palmeiras enfrenta o maranhense Sampaio Corrêa, e o São Paulo joga contra o Paulista, de Jundiaí (SP).


Endereço da página:

Links no texto: