Folha de S. Paulo


Neymar encerra ano com 100% de títulos conquistados pelo Barcelona

Com a vitória do Barcelona sobre o River Plate na decisão do Mundial de Clubes da Fifa, o atacante Neymar fechou a temporada com 100% de aproveitamento nos títulos disputados pelo clube em 2015.

O camisa 11 do Barcelona correu o risco de não disputar a competição. Com uma lesão muscular sofrida no dia 8, o atacante ficou fora da semifinal contra o Guangzhou Evergrande e só foi confirmado como titular minutos antes da decisão.

Além do Mundial, o brasileiro foi campeão do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões. Ele inclusive terminou como artilheiro e marcou gols nas finais da Copa do Rei e da Liga dos Campeões.

Com caxumba, o atacante não atuou na partida única da final da Supercopa da Europa, quando o Barcelona venceu o Sevilla, e nos jogos de ida e volta da Supercopa da Espanha —a equipe catalã perdeu a decisão para o Athletic Bilbao, único título que faltou na temporada.

Com esse desempenho, Neymar, 23, está entre os finalistas da Bola de Ouro, prêmio concedido pela Fifa ao melhor jogador do mundo. Ele concorre com o companheiro de clube Lionel Messi, 28, e o português Cristiano Ronaldo, 30, do Real Madrid.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Apesar da boa temporada no Barcelona, Neymar não repetiu o desempenho com a seleção brasileira. Na Copa América, marcou apenas um gol na competição -na estreia contra o Peru- e foi expulso na derrota contra a Colômbia, pela segunda rodada. Julgado, acabou suspenso por quatro partidas e ficou fora do restante da competição.

Após cumprir a suspensão, o atacante teve atuações apagadas no empate diante da Argentina por 1 a 1 e na vitória sobre o Peru por 3 a 1.


Endereço da página:

Links no texto: