Folha de S. Paulo


Brasil teve jogadores campeões em todas as edições do Mundial da Fifa

Desde que o Mundial de Clubes da Fifa passou a ter um novo formato, em 2000, ano em que o Corinthians faturou seu primeiro título na competição, os jogadores brasileiros sempre estiveram presentes nas conquistas dos clubes.

Por problemas com contratos, a FIFA não realizou o torneio até 2004, e, em 2005, quando voltou a figurar no calendário do futebol mundial, o São Paulo levantou a taça. Em 2006 foi a vez do Internacional ficar com o troféu.

No ano seguinte, no entanto, o Milan acabou com a hegemonia brasileira ao derrotar o Boca Júniors. Porém, o grande nome daquele Mundial, o primeiro conquistado por um clube europeu, foi Kaká –além de levantar a taça, o brasileiro foi eleito o melhor jogador do torneio. Dida, Emerson e Cafu eram os outros brasileiros no clube italiano

Em 2008 foi a vez do Manchester United, e os brasileiros estavam lá. Anderson, hoje no Internacional, e o lateral Rafael, atualmente no Lyon, faziam parte daquela equipe. Os dois foram titulares na decisão diante da LDU.

Tricampeão neste domingo (20), o Barcelona conquistou sua primeira taça em 2009 e a segunda em 2011 ao derrotar o Estudiantes e o Santos, respectivamente. Nas duas ocasiões, o único brasileiro titular foi Daniel Alves, que também esteve presente no título deste ano. Além do lateral direito, o time catalão teve em 2015 o atacante Neymar, Douglas e o lateral Adriano, que também fez parte do grupo de 2011.

Outro lateral que participou de duas conquistas pelo time espanhol foi Maxwell (2009 e 2011)

Em 2010, o Brasil tinha a chance de quebrar a sequência europeia com o Internacional, mas a equipe decepcionou ainda na semifinal e foi derrotada pelo Mazembe. De fora da final do Mundial, a equipe gaúcha viu os brasileiros da Inter de Milão (Júlio Cesar, Maicon e Lúcio) fecharem a zaga e garantir o 3 a 0 na final.

O Brasil, enfim, acabou com o jejum de finais e de título em 2012. Comandado pelo técnico Tite, o Corinthians bateu o Chelsea e conquistou seu segundo título no torneio.

Assim como em 2010, o futebol brasileiro chegou ao Mundial em 2013, mas não passou nem da semifinal. Dessa vez o Atlético-MG, que contava com Ronaldinho Gaúcho, ficou pelo caminho e viu o Bayern de Munique bater o Raja Casablanca, time que eliminou os atleticanos, com gols de Dante e Thiago –brasileiro naturalizado espanhol. O lateral Rafinha foi outro a compor a equipe titular.

Assim como o seu maior rival, o Real Madrid teve pela frente um argentino, e não encontrou dificuldades em 2014. Com o lateral Marcelo, o time espanhol venceu o San Lorenzo por 2 a 0 e conquistou o mundial.


Endereço da página:

Links no texto: