Folha de S. Paulo


São Paulo anuncia argentino Edgardo Bauza como novo treinador

Reprodução
Edgardo Bauza
O treinador Edgardo Bauza, que foi anunciado pelo São Paulo

O São Paulo anunciou na tarde desta quinta-feira (17) a contratação do técnico Edgardo Bauza, 57, para comandar a equipe em 2016. O argentino assinou um vínculo válido até o fim da próxima temporada. Segundo a programação do clube, o treinador deve ser anunciado na quarta-feira (23).

Bauza comandou o San Lorenzo nas duas últimas temporadas. Em 2014, ajudou a levar a equipe argentina à inédita conquista da Copa Libertadores da América. Este ano, ficou com o vice-campeonato nacional e classificou o time para a fase de grupos da competição continental do ano que vem.

Pela LDU, do Equador, Bauza conquistou quatro títulos, entre eles a Libertadores de 2008.

"Estou muito feliz por poder contratar um treinador vencedor, bicampeão da Libertadores, que é o torneio que o nosso torcedor mais gosta de disputar", afirmou o presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

O argentino começou a sua carreira de treinador no Rosário Central, clube onde atuou como defensor, e passou ainda por Velez Sarsfield e Colón, também da Argentina, além de Sporting Cristal, do Peru, e Al Nassr, da Arábia Saudita.

Em seu perfil no Facebook, o São Paulo colocou vídeo em que Bauza comemora o acerto e fala de suas expectativas em chegar ao clube.

"Acabamos de fechar o vínculo com o Gustavo [Oliveira, diretor-executivo do São Paulo] e estou muito contente por chegar a um clube de tanta história e tão grande como o São Paulo. Um abraço para todos os torcedores e espero que possamos durante o ano futebolístico colocar o São Paulo novamente ao lugar que sempre deve estar, por cima e brigando sempre para ser campeão. Um abraço e nós vamos nos comunicar muito ainda", disse.

Em entrevista ao jornal argentino Olé, em maio, Bauza se defendeu da fama de "retranqueiro" ou "defensivo" que lhe foi colocada.

"Na verdade, não me importa nada que me chamem de defensivo. Sei perfeitamente das virtudes e dos defeitos que temos. Que alguém nos qualifique com base em seu gosto esportivo não me interessa, desde que continuemos chegando, superando os rivais e tendo oportunidades de gol. O futebol não é só atacar. E as equipes que não sabem se defender não podem ganhar nada", disse na ocasião.

TROCA DE TÉCNICOS

O São Paulo teve várias trocas de técnicos neste ano, o que mudou o padrão tático da equipe seguidamente. O time começou o ano com Muricy Ramalho, que teve que se afastar por questões de saúde, em abril. Milton Cruz assumiu o time tricolor, como interino, por pouco mais de um mês.

Osorio foi apresentado no começo de julho e, com uma filosofia diferente, implantou um sistema de rodízio de titulares. Seduzido pela disputa da Copa do Mundo em 2018, o colombiano deixou o clube, em outubro, e logo deu lugar a Doriva, que com apenas sete jogos foi demitido. Milton Cruz assumiu novamente e permaneceu até o fim da temporada de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: