Folha de S. Paulo


Queda nas oitavas do Mundial faz Brasil ter pior resultado desde 2009

Jonathan Nackstrand/AFP
Duda Amorim (à dir) e Babi Arenhart deixam a quadra após derrota para a Romênia no Mundial
Duda Amorim (à dir) e Babi Arenhart deixam a quadra após derrota para a Romênia no Mundial

A seleção feminina do Brasil permanece entre as grandes do handebol há dois Mundiais e uma Olimpíada.

A derrota para a Romênia, nas oitavas de final do Mundial da Dinamarca, neste domingo (13), por 25 a 22, porém, deixará a equipe na nona ou décima colocação final. E este é o pior resultado desde 2009, quando não passou da fase de grupos, assim como na Olimpíada do ano anterior.

Campeã Mundial em 2013, sexta colocada nos Jogos Olímpicos de 2012 e quinta no Mundial disputado em casa, em 2011, a seleção feminina estava invicta no torneio há 14 partidas (apenas um empate).

A última derrota havia sido nas quartas de final da competição em São Paulo, contra a Espanha, há quatro anos (27 a 26).

Mas a equipe fez um péssimo primeiro tempo contra as romenas (perdendo de 13 a 8), neste domingo, e não conseguiu se recuperar. Deu adeus muito antes do esperado. E as romenas, agora, enfrentam a Dinamarca nas quartas.

"A Romênia fez o melhor jogo quando precisava. Temos que aprender que classificar na primeira fase é ótimo, mas quando começa o mata-mata é o dia em que só a vitória vai levar para frente", disse o dinamarquês Morten Soubak, técnico que assumiu a seleção cerca de nove meses antes do Mundial de 2009 e desde então fez uma revolução na equipe nacional.

Na primeira fase na Dinamarca, o Brasil passou em primeiro lugar do Grupo C, com quatro vitórias e um empate. A Romênia foi a quarta colocada da sua chave, com três derrotas e dois triunfos.

"Nosso sonho acabou, simplesmente isso. Não tem desculpa, a gente tinha que estar mais bem preparada", desabafou Duda Amorim, eleita melhor jogadora do mundo em 2014, ao SporTV.

As explicações para a derrota foram dos erros na defesa (ponto forte da seleção) aos no ataque (só no primeiro tempo foram três tiros de 7 m perdidos), passando pela provocação das rivais em quadra (cinco brasileiras jogam na Romênia).

"A gente queria a medalha aqui. Mas pelos menos 12 equipes podem ganhar o campeonato, hoje ficou claro. É um aprendizado. Agora, mais do que nunca, vai lutar por esse sonho em 2016", disse a goleira Babi.

O Brasil é um dos favoritos ao pódio nos Jogos do Rio-2016 graças aos últimos anos encarando frente a frente as principais equipes do mundo –que resumem-se, basicamente, às europeias.

"A gente não fez um bom primeiro tempo, e elas jogaram muito bem. Nesse nível, valendo tanto, a gente pagou caro. Não dá para errar desse jeito. Se a gente for rever, tudo serve de aprendizado. Agora é focar no que a gente tem de grande ano que vem", afirmou a capitã brasileira Dara ao SporTV.

O Mundial vale vaga direta para os Jogos Olímpicos para a equipe campeã. O Brasil já está garantido na Rio-2016.


Endereço da página:

Links no texto: