Folha de S. Paulo


Autor da 'defesa do século' contra Pelé, Gordon Banks está com câncer no rim

Max Nash - 4.mar.04/Associated Press
ORG XMIT: 004301_1.tif Futebol: Pelé e Gordon Banks relembram, em Londres, a histórica defesa do goleiro inglês, em cabeçada do brasileiro, na Copa do México-70. Brazilian soccer legend Pele, right, presents former England goalkeeper Gordon Banks, with a photograph showing Banks saving a header from Pele, right in photo, in the 1970 Mexico Soccer World Cup, at the press conference in London, Thursday March 4, 2004, to mark FIFA's 100 years. (AP Photo/Max Nash)
Pelé e Banks relembram a histórica defesa do goleiro em cabeçada do brasileiro, na Copa de 1970

O ex-goleiro inglês Gordon Banks, 77, anunciou neste domingo (13) que está com um câncer no rim.

Banks, que apesar de campeão do mundo com a Inglaterra na Copa de 1966 é mais conhecido por ter feito o que muitos chamam de "defesa do século" depois de uma cabeçada de Pelé durante jogo entre Inglaterra e Brasil pela primeira fase da Copa do Mundo do México, em 1970. Apesar da grande defesa de Banks, o Brasil venceu o jogo por 1 a 0 com gol de Jairzinho.

A divulgação da doença foi feita em entrevista ao jornal inglês "Sunday Mirror". Segundo a publicação, esta é a segunda vez em 10 anos que o ex-atleta apresenta a mesma doença. Em 2005, Banks foi operado para retirar um dos rins e acabou se recuperando da doença.

Agora, Banks faz quimioterapia para evitar a retirada do segundo rim, o que o obrigaria a se submeter a um transplante do órgão.

"Se eu consegui fazer uma defesa como aquela contra o Pelé, enquanto jogava contra os melhores do mundo, então eu estou pronto para passar por esta batalha contra este problema de saúde", disse Banks.


Endereço da página: