Folha de S. Paulo


Pela 1ª vez na era dos pontos corridos cariocas ficam entre os 10 piores

Reprodução/Facebook/coritibaoficial
Henrique Almeida, do Coritiba, carrega bola acompanhado por dois jogadores do Vasco
Henrique Almeida, do Coritiba, carrega bola acompanhado por dois jogadores do Vasco

Com a 12ª colocação do Flamengo, a 13ª posição do Fluminense e o rebaixamento do Vasco, que ficou 18º, o futebol do Rio teve o seu pior desempenho no Campeonato Brasileiro desde que o torneio passou a ser disputado em pontos corridos, em 2003.

Nunca antes o Estado não tinha nenhuma time entre os 10 primeiros da principal competição do país.

Até agora, a pior campanha das equipes do Rio havia sido em 2004, quando o Fluminense ficou em nono e Vasco, Flamengo e Botafogo terminaram a competição entre os últimos dez colocados —naquela ocasião 24 equipes disputavam a competição.

O ano de 2011, no entanto, foi o melhor para o futebol do Rio. Com o Corinthians campeão daquele ano, vascaínos, torcedores do Fluminense e flamenguistas puderam comemorar a classificação para a Libertadores da América. As equipes ocuparam a segunda, a terceira e a quarta colocação, respectivamente.

O Brasileiro ruim para todos os times do Estado não evitou a provocação aos vascaínos. A conta oficial da rede social Twitter do Flamengo ironizou a declaração de Eurico Miranda, que afirmou que iria para a Sibéria em caso de queda do clube.

ªUm excelente domingo aos rubro-negros em todo o mundo. Menos na Sibéria. Afinal, lá já é segundaº, diz a publicação oficial do clube.

OUTRAS QUEDAS

Além de ter o pior desempenho nos pontos corridos, os times do Rio também viram equipes do Estado serem rebaixadas nas três divisões do futebol brasileiro.

Na Série A, o Vasco caiu pela terceira vez em oito anos, neste domingo (6). Na Série B, o Macaé foi rebaixado na última rodada ao ser derrotado pelo Ceará. Já na série C, o Madureira teve a terceira pior campanha e disputará a última divisão do Nacional no ano que vem.

O Rio seguirá com três clubes na elite do futebol brasileiro em 2016, já que o Botafogo conseguiu o acesso após ser campeão da Série B.


Endereço da página:

Links no texto: