Folha de S. Paulo


Vasco empata e é rebaixado pela 3ª vez no Brasileiro em menos de 10 anos

Reprodução/Facebook/coritibaoficial
Henrique Almeida, do Coritiba, carrega bola acompanhado por dois jogadores do Vasco
Henrique Almeida, do Coritiba, carrega bola acompanhado por dois jogadores do Vasco

Em um jogo disputado sob forte chuva e com um gramado cheio de poças d'água, o Vasco não passou de um empate por 0 a 0 com o Coritiba, no estádio Couto Pereira, e foi rebaixado na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, a equipe carioca chegou aos 41 pontos e encerrou a sua campanha na 18ª colocação da classificação. Os outros rebaixados foram Avaí, Goiás e Joinville.

Mesmo que vencessem o confronto fora de casa, os vascaínos não escapariam da degola. Isso porque o Figueirense, um dos concorrentes na disputa contra o rebaixamento, venceu o Fluminense e se livrou da queda. O Coritiba, com o empate, também se manteve na Série A ao somar 44 pontos.

Esta é a terceira vez que o time carioca caiu para a Série B da competição nacional. Nas outras duas vezes em que foi rebaixado, o Vasco também fracassou na rodada final —perdeu para o Vitória, por 2 a 0, em 2008; e para o Atlético-PR, por 5 a 1, em 2013.

O JOGO

A forte chuva que caiu sob a cidade de Curitiba durante o jogo e o nervosismo por causa da briga contra o rebaixamento dificultaram o desempenho das duas equipes, principalmente, no primeiro tempo.

Assim, o jogo foi bastante fraco tecnicamente, com muitos erros nos passes, lançamentos longos e excesso de faltas. Com o campo encharcado e a pouca produção ofensiva dos dois times, os goleiros praticamente não foram exigidos até o intervalo.

Mesmo assim, o Vasco conseguiu ter mais posse de bola e presença ofensiva. E, aos 14min, quase abriu o placar após Nenê se aproveitar de um escorregão do zagueiro Walisson Maia e chutar para bela defesa do goleiro Wilson, que saiu do gol de forma arrojada e evitou o gol dos visitantes.

O time carioca continuou pressionando os donos da casa na etapa final, apesar das suas limitações técnicas e das poças d'água do gramado. Porém, ora os vascaínos erravam as finalizações ora paravam nas defesas do goleiro Wilson.

Nos minutos finais, o Vasco esboçou uma pressão, mas não conseguiu nem mesmo chegar ao gol da vitória.

Depois, antes do apito final, o time carioca teve o seu rebaixamento decretado após o término da partida em Florianópolis, que viu a vitória do Figueirense sobre o Fluminense.


Endereço da página:

Links no texto: