Folha de S. Paulo


Vasco vai a Curitiba para tentar evitar o terceiro rebaixamento

Rudy Trindade/Frame/Folhapress
Nenê comemora gol do Vasco sobre o Santos
Nenê comemora gol do Vasco sobre o Santos

Com quatro títulos brasileiros, o Vasco tentará na tarde deste domingo (5) evitar o terceiro rebaixamento para a Série B na história do clube.

Para isso, os cariocas precisam vencer o Coritiba, que também foge do rebaixamento, no Couto Pereira, e torcer para tropeços do Avaí e do Figueirense na rodada final.

A partir das 17h, o Avaí enfrenta o Corinthians, no Itaquerão, e o Figueirense recebe o Fluminense.

"Precisamos ganhar do Coritiba, porque de nada vai adiantar outra situação se não fizermos o dever de casa", afirmou o técnico Jorginho, responsável pela reação do time no Brasileiro.

No segundo turno, quando o técnico começou a trabalhar, o time somou 27 pontos. É a oitava melhor campanha do returno. No entanto, a equipe ainda amarga a 18ª posição, com 40 pontos.

"Reagimos bem. Agora precisamos da cereja do bolo, que é a permanência na primeira divisão'', disse.

Nas outras duas vezes em que foi rebaixado, o Vasco fracassou na rodada final –perdeu para o Vitória, por 2 a 0, em 2008; e para o Atlético-PR, por 5 a 1, em 2013.

A má fase é reflexo de uma crise financeira. Em novembro, a diretoria pagou o 13º salário e as férias referentes ao ano passado.

A dívida do clube é imprecisa. De acordo com relatório da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), publicado neste ano, o Vasco deve R$ 147,7 milhões à União.

O levantamento exclui dívidas bancárias, com fornecedores e impostos estaduais e municipais.

VIOLÊNCIA

O jogo terá um esquema especial de policiamento. Apesar de não ter divulgado o efetivo, policiais de seis batalhões vão trabalhar nos arredores do estádio.

Em 2009, os torcedores do Coritiba protagonizaram cenas de selvageria após o time ter sido rebaixado pelo Fluminense no Couto Pereira. Eles invadiram o gramado, bateram nos jogadores e destruíram vários setores do estádio.

CORITIBA

Wilson; L. Silva, Juninho, Walisson e Carlinhos; Cáceres (Ícaro), A. Santos, Juan e Negueba; Kleber e Henrique Almeida. T.: Pachequinho

VASCO

Martin Silva; Madson, Rodrigo, Luan e J. Cesar; Diguinho, Gallo, Serginho e Nenê; J. Henrique e Riascos. T.: Jorginho

Estádio: Couto Pereira, em Curitiba /Árbitro: Anderson Daronco (RS) /Na TV: 17h, Band e Globo (menos SP) e SporTV


Endereço da página: