Folha de S. Paulo


Pato encerra melhor temporada desde 2013 e se despede do São Paulo

Apesar da possível classificação à Libertadores, que pode ser definida neste domingo, a partir das 17h, contra o Goiás, no Serra Dourada, o ano do São Paulo, definitivamente, não foi bom.

Além da crise política –com mudança de presidente–, das trocas de treinadores e das goleadas sofridas em clássicos, o torcedor vê alguns de seus principais jogadores se despedindo do clube ao final da temporada.

Rogério Ceni e Luis Fabiano, dois dos maiores ídolos da história são-paulina, estarão fora em 2016 e deixam incerteza em relação a quem deve exercer o papel de liderança a partir do ano que vem.

Mas quem vai fazer muita falta dentro de campo é Alexandre Pato. Artilheiro da equipe na temporada, o atacante, que já passou por Inter, Corinthians e Milan-ITA, fez em 2015 uma das melhores temporadas da carreira.

Após ter obtido uma marca de 0,27 gol por jogo em 2014, primeira temporada dele no São Paulo (12 gols em 44 jogos), passou a balançar as redes com maior frequência –a média saltou para 0,43 gol por partida (26 em 60 jogos).

É a melhor média do jogador desde que voltou ao Brasil, em janeiro de 2013. Até então, seu melhor ano havia sido 2010, no Milan, quando marcou 14 gols em 22 jogos –média de 0,64 por partida.

Pato se tornou o artilheiro do time no Brasileiro, com dez gols, dois a mais que Luis Fabiano, que, lesionado, nem joga a última partida do ano.

Neste domingo (6), Pato pode marcar pela última vez com a camisa são paulina. O São Paulo já afirmou que não pretende pagar os R$ 22 milhões exigidos pelo Corinthians –dono de seus direitos– para ficar com o atleta.

Emprestado pelo Corinthians, num acordo que envolveu uma troca por Jadson, Pato tem que retornar ao clube rival em janeiro de 2016.

Apesar do interesse do técnico Tite, que disse na semana que quer o atacante, o Corinthians faz de tudo para vendê-lo. O presidente Roberto de Andrade chegou a dizer que daria uma volta olímpica se a venda ocorresse.

Na sexta-feira (4), Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, disse que Pato deve fazer a pré-temporada com o time em janeiro, nos EUA.

VAGA NA LIBERTADORES

Ao São Paulo basta uma vitória diante do quase rebaixado Goiás para garantir o quarto lugar do Brasileiro e participação na Libertadores.

Com 59 pontos, só pode ser alcançado pelo Internacional, que tem 57 e recebe o Cruzeiro também às 17h. Mesmo um empate pode dar a vaga ao São Paulo, a depender do saldo de gols se o Inter vencer –o time paulista tem cinco contra -1 do gaúcho.

A vaga na Libertadores é o que resta para o São Paulo salvar a desastrada temporada. É o único grande paulista que não foi campeão no ano –o Corinthians levou o Brasileiro, o Palmeiras ganhou a Copa do Brasil e o Santos faturou o Paulista.

Corinthians e Palmeiras, assim como Atlético-MG e Grêmio, já garantiram vaga na Libertadores de 2016.

SÃO PAULO

Denis; Bruno, Lucão, Edson Silva, Carlinhos; Hudson, T. Mendes, M. Bastos, Ganso; Kardec e Pato. T.: Milton Cruz

GOIÁS

Renan; Gimenez, Fred, Alex Alves e Rafael Forster; David, Ygor (Liniker), Patrick; William Kozlowski; Erik e Bruno Henrique.

Estádio: Serra Dourada / Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) / TV: Globo e Band (para SP) e SporTV 2 (menos GO)


Endereço da página:

Links no texto: