Folha de S. Paulo


Aprendiz de Marcos e Prass, goleiro do Palmeiras faz segunda partida no ano

Talvez um dos principais atributos exigidos daqueles que fazem parte da reputada escola de goleiros do Palmeiras seja a paciência.

Há dez anos no clube e 28 jogos, o jovem goleiro Fábio, 25, sabe bem disso. Mas a espera envolve aprendizado. Em sua trajetória no clube, ele foi reserva do "santificado" Marcos e do agora idolatrado Prass.

"A experiência deles acrescenta muito à minha carreira. Trabalhei com o Marcão por quatro anos e já estou há três com o Prass. Com eles, aprendo coisas de goleiros, como posicionamento, reposição de bola", diz.

Neste domingo, contra o Flamengo (6), o jogo fará pouca diferença para os clubes envolvidos. Mas para Fábio, que fará sua segunda partida no ano (a primeira foi a derrota para o Coritiba no último domingo) será fundamental.

"Como o Fernando [Prass] não vai jogar, o Marcelo decidiu me dar essa oportunidade, e eu vou agarrar com unhas e dentes."

Em 2014, Fábio foi colocado em uma enrascada –o goleiro balança a cabeça em concordância. Com Prass lesionado, coube a ele assumir a meta do Palmeiras, que rondou a zona de rebaixamento durante boa parte do Brasileiro. Pressionado, ele foi criticado após algumas falhas.

"O ano passado foi um aprendizado para todos nós. Foi muito ruim, muito difícil, e superamos só com nosso trabalho. Agora estamos colhendo os frutos e vamos comemorar, que é muito saboroso."

Para ele, Marcos e Prass são parecidos, "muita força e explosão", mas fora de campo têm suas diferenças: "o Marcão era mais brincalhão; já o Prass é mais centrado, sério. Cada um tem seu estilo."

Sobre o pênalti cobrado pelo titular na decisão da Copa do Brasil, ele já avisa que essa não é a praia dele.

"Nós, goleiros, nos damos muito bem. Fui até o Fernando e desejei sorte e disse que seria a noite dele. Eu estava com o coração saindo pela boca. E ele ainda bateu o último pênalti... Eu prefiro só fazer a minha parte debaixo das traves, que já é bem difícil", conclui, rindo.

FLAMENGO

P. Victor; Pará, Marcelo, Wallace e Jorge; M. Araújo, Jajá, A. Patrick, Gabriel e Kayke; Emerson. T.: Jayme de Almeida

PALMEIRAS

Fábio; João Pedro, Nathan, L. Almeida e Zé Roberto; Amaral, M. Sales e Juninho; Allione, Kelvin e Alecsandro. T.: Marcelo Oliveira

Estádio: Maracanã/ Árbitro: Wagner Reway (MT)/ TV: 17h, pay-per-view


Endereço da página:

Links no texto: