Folha de S. Paulo


Entenda o caso que levou Del Nero a pedir licença da presidência da CBF

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, foi indiciado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusado de corrupção.

Ele está na lista de 16 acusados que tiveram os nomes divulgados nesta quinta (3) pelas autoridades dos Estados Unidos. O anúncio dos novos acusados fez parte de uma nova etapa da investigação que, em maio, culminou com a prisão de sete cartolas, entre eles o ex-presidente da CBF Jose Maria Marin, que se declara inocente, mas aceitou ser extraditado aos EUA para responder o processo.

Após a divulgação dos nomes, Del Nero se licenciou do cargo e decidiu nomear deputado federal Marcus Vicente (PP-ES) para substituí-lo na CBF.

O afastamento pode durar até 150 dias. Durante esse período, o dirigente não receberá o salário de R$ 200 mil da confederação.

Confira abaixo algumas perguntas e respostas para entender o caso:

Por que Marco Polo Del Nero pediu licença da presidência da CBF?

Porque foi acusado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos de receber propina de empresas de marketing esportivo para fechar acordos de direitos comerciais de torneios como a Libertadores e a Copa do Brasil. Isso teria ocorrido quando era vice-presidente da CBF, cargo que ocupou de 2012 a 2015. Ele disse que deixou a função para se dedicar à sua defesa e nega as acusações.

Por quais crimes Del Nero é acusado?

Extorsão, fraude e lavagem de dinheiro. Se condenado, pode pegar até 20 anos de prisão e pagar multa milionária.

Quanto tempo ficará de licença?

A licença é de 150 dias. O estatuto da CBF prevê licença de até 180 dias, prorrogável uma vez, desde que o presidente reassuma por um dia entre as duas licenças.

Ele pode ser extraditado para os EUA ?

Existem avaliações divergentes entre especialistas. Há quem considere possível a extradição desde que haja um acordo de cooperação pedido pelos EUA. Seria improvável, porém, que a Justiça brasileira aceitasse. Outra corrente é mais categórica: ele não pode ser extraditado, pois a Constituição brasileira proíbe.

O presidente interino da CBF é o deputado federal Marcus Vicente (PP-ES). Um parlamentar pode acumular as duas funções?

Pode. Marcus Vicente consultou, em setembro, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal sobre o assunto, e recebeu o aval para acumular as funções, já que a CBF é uma instituição privada. A única ressalva foi a de que a confederação não feche contratos com empresas públicas.

Quais os outros dirigentes brasileiros que são investigados pela Justiça dos EUA?

Dois ex-presidentes da CBF, José Maria Marin e Ricardo Teixeira são acusados dos mesmos crimes que Del Nero. Marin está em prisão domiciliar na os EUA, após aceitar ser extraditado da Suíça, onde foi preso em 27 de maio. Ele nega as acusações. Teixeira está em liberdade e não comentou o assunto.


Endereço da página:

Links no texto: