Folha de S. Paulo


Pai de Prass conta que nora desmaiou nos pênaltis e quer filho na seleção

Entre os milhões que viveram emoções intensas na decisão da Copa do Brasil nesta quarta-feira (2), poucos se emocionaram tanto quanto Arthur Prass, pai do goleiro Fernando Prass, protagonista da noite, e também sua nora, Letícia, mulher do jogador. Segundo conta o "pai coruja", ela chegou a desmaiar após a definição da partida em cobrança de pênalti executada pelo marido.

"Minha nora, quando percebeu que ele bateria o pênalti, empalideceu. E então ele acertou a cobrança e ela apagou, desfaleceu", conta à Folha no mesmo tom de voz grave e tranquilo do filho. "Ela ficou desacordada por alguns instantes, mesmo. Mas depois ficou tudo bem."

"Eu estava comentando com o Fernando hoje que para mim é como se estivesse acompanhando a carreira dele no início, vivendo o sonho do menino e do pai. A cada passo que ele dá, cada vez que entra em campo, a adrenalina vai lá em cima", diz, ressaltando que não perde nenhum jogo de Prass no Sul, já que é morador de Florianópolis. Em São Paulo, ele acompanha sempre que possível.

Veja vídeo

Antes da decisão, ele só conseguiu encontrar o filho pouco antes de ele entrar em campo.

"Dei um abraço, coisa que a gente não consegue fazer regularmente. Desejei a ele a confiança e a seriedade de sempre, e que Deus o guiasse. O Fernando não passa um jogo sem ligar antes para mim e para a mãe dele e conversar um pouco, como se pedisse a benção", conta.

Ele acredita que o filho vive o ponto mais alto de sua carreira.

"Creio que sim. Em termos de grandeza, Vasco e Palmeiras têm uma história digna. Mas pelo momento atual, pela arena moderna, o Palmeiras tem tudo para ser o clube da década. Temos muita esperança em 2016, que promete ser um ano muito competitivo", argumenta.

Mais que os títulos e a condição de ídolo que o filho alcançou, seu Arthur exalta os valores de Fernando.

"Tenho muito orgulho. A gente sabe que o futebol é um funil, quase 100% dos meninos querem virar jogadores, mas pouquíssimos conseguem. Admiro muito a postura dele como pessoa. Ele é bem respeitado no meio do futebol, é coerente com suas posições, que são corretas e elegantes", diz.

Arquivo pessoal
Arthur Prass, pai do goleiro Fernando Prass
Arthur Prass, pai do goleiro Fernando Prass

Por fim, ele guarda um sonho pessoal envolvendo o filho que parece ter mais valor para ele que para o próprio Fernando.

"Ele releva um pouco isso, mas como pai coruja acho que ele é o melhor goleiro do país hoje e tenho o sonho de que dispute uma Copa do Mundo pela seleção brasileira. Ele acha difícil, pelos critérios de renovação que a seleção tem hoje. Mas eu não vejo assim. O goleiro alemão Oliver Kahn foi eleito o melhor da Copa com uma idade mais avançada (33 anos), por exemplo", afirma, fazendo as contas da idade que Prass teria na próxima edição do Mundial (quase 40 anos).

Nesta quinta (3), o goleiro apareceu com um visual novo, devido a uma promessa.

"Promessa feita é promessa cumprida. Foi uma coisa minha porque muitas coisas me vieram à cabeça. No ano passado, neste mesmo período, estava em um dos momentos mais tensos da minha carreira. O jogo mais tenso, sem dúvida. No ano do centenário, brigando para não cair. Esse ano, tinha a chance de ser campeão. Então, fiz a promessa de que se fosse campeão, iria raspar a cabeça'', disse, no programa "Seleção SporTV".

Reprodução/TV Palmeiras
Fernando Prass tendo o cabelo raspado por Alecsandro
Fernando Prass tendo o cabelo raspado por Alecsandro

Endereço da página:

Links no texto: