Folha de S. Paulo


Dunga diz que Ricardo Oliveira é o grande destaque do Brasileiro

O técnico da seleção brasileira, Dunga, disse nesta segunda-feira (30) que o atacante Ricardo Oliveira, do Santos, é o grande destaque do Campeonato Brasileiro.

"Ele é craque, foi goleador do [Campeonato] Paulista, do Brasileiro", justificou Dunga ao canal Fox Sports.

Sobre o prêmio Bola de Ouro, concedido pela Fifa ao melhor jogador do mundo, o treinador afirmou ter concordado com a escolha de Neymar, 23, de Lionel Messi, 28, do Barcelona, e do português Cristiano Ronaldo, 30, do Real Madrid, como os finalistas ao prêmio.

O técnico ainda enalteceu o momento de Neymar e disse que, após a lesão no joelho de Messi, que o tirou dos gramados por cerca dois meses, o brasileiro aproveitou o momento para crescer.

Em relação aos técnicos do Brasileiro, Dunga preferiu não destacar apenas um treinador.

"No Brasileiro não tem o melhor, tem os melhores: o Jorginho, do Vasco, o Roger, no Grêmio, o Tite [do Corinthians], que foi campeão", disse.

No cenário internacional, entre os espanhóis Luis Enrique (Barcelona) e Josep Guardiola (Bayern de Munique) e o argentino Jorge Sampaoli (Chile), que foram anunciados nesta segunda como os três finalistas do prêmio de melhor técnico de 2015, Dunga disse que, se fosse votar, escolheria Sampaoli como o melhor.

Quando questionado se um técnico brasileiro tem chance de vencer o prêmio, Dunga lembrou do ex-treinador do São Paulo Muricy Ramalho.

"Para um treinador ganhar, vamos falar só de Liga dos Campeões, mas o Muricy [Ramalho, ex-técnico do São Paulo] foi três vezes campeão brasileiro", disse.

THIAGO SILVA

Depois da eliminação precoce do Brasil para o Paraguai nas quartas de final da Copa América, Thiago Silva perdeu espaço na equipe de Dunga. O treinador, no entanto, afirmou que a ausência do zagueiro não é definitiva.

"No caso do Thiago, estamos testando uma série de jogadores, mesclando experientes e jovens", afirmou Dunga. "Ele tem chance de voltar. Mas não adianta assessor colocar notícia e jornal, não vai pressionar", completou.

Dunga afirmou que a eliminação na Copa América pesou na saída de Thiago Silva, mas não foi o único ponto.

"Foi pelo conjunto da obra. Errar é humano, mas você tem que assumir o erro", disse. "Você não reivindica o posto de capitão, você conquista", completou.

JEFFERSON

Ainda no programa, Dunga comentou a troca do goleiro Jefferson, do Botafogo, por Alison, do Internacional, no time titular, em especial.

"O Alison estava sobrando nos treinamentos. Foi muito parecido quando treinei o Inter, com o irmão dele [Muriel, atualmente reserva do time gaúcho]. Alison estava sobrando. O jogador se escala, não tem igual", explicou.

O treinador também criticou o fato de Jefferson ter usado a imprensa para comentar decisões internas da seleção.

"Tem de vir falar para mim, não adianta falar para os outros porque não vai mudar nada em meu pensamento. Eu falo para os meus jogadores. Não quero ter razão, quero ganhar. Se tu me provar que A é melhor que B, eu troco. Mas tem que me provar", afirmou Dunga.

ROMÁRIO

Durante o programa, Dunga afirmou também ter mágoas das críticas recebidas pelo ex-companheiro Romário, que afirmou que as convocações da seleção brasileira são feitas com outros interesses, além do nível técnico.

"Não me sinto bem [com a crítica], porque ele conhece a minha forma de agir, minha personalidade. Sou um cara que quero ganhar, mas quero ganhar as coisas de bem. Não vou dizer que é uma decepção, porque é uma palavra muito forte, mas não me sinto bem, principalmente porque as acusações foram sem provas", afirmou o treinador ao canal Fox Sports.

Em entrevista concedida ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", Romário afirmou que o treinador está "envolvido na sujeira da CBF". "Eu não sei se ele está sujo, se participa, mas está vendo tudo. Não é nem cego nem estúpido", disse.

O senador levantou a possibilidade de agentes de futebol se envolverem na decisão das convocações e questionou também o fato de o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, ter sido procurador até pouco tempo antes de assumir o cargo, em julho de 2014.

Os três fizeram parte do time campeão do mundo, em 1994, na Copa dos Estados Unidos.

Christophe Simon/AFP
Brazilian coach Dunga smiles as he speaks during a press conference before a training session in Salvador, Brazil on November 16, 2015, on the eve of a FIFA World Cup Russia 2018 qualifier match against Peru. AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON ORG XMIT: TOF728
O treinador da seleção brasileira, Dunga, durante entrevista coletiva

Endereço da página:

Links no texto: