Folha de S. Paulo


Neymar é finalista da Bola de Ouro e concorre com Messi e Ronaldo

Pela primeira vez em sua carreira, o atacante brasileiro Neymar, 23, está entre os três finalistas da Bola de Ouro, prêmio concedido pela Fifa ao melhor jogador do mundo.

O anúncio dos três melhores atletas de 2015 aconteceu nesta segunda-feira (30).

Neymar, que está no Barcelona desde o segundo semestre de 2013, vai concorrer ao prêmio com o companheiro de clube Lionel Messi, 28, e o português Cristiano Ronaldo, 30, do Real Madrid.

O vencedor será conhecido no dia 11 de janeiro, durante cerimônia em Zurique, na Suíça, sede da Fifa.

O atacante brasileiro foi escolhido entre os três finalistas após faturar na temporada europeia o título da Liga dos Campeões, do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.

Além dos títulos, Neymar também foi o goleador do principal torneio de clubes do futebol europeu ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi e da Copa do Rei.

Apesar da boa temporada no Barcelona, Neymar não repetiu o desempenho com a seleção brasileira na Copa América. Ele marcou apenas um gol na competição —na estreia contra o Peru— e foi expulso na derrota contra a Colômbia. Julgado, acabou suspenso por quatro partidas e ficou fora do restante da competição.

Com Neymar, o Brasil volta a ter um jogador entre os três finalistas pela primeira vez desde 2007. Na oportunidade, Kaká foi o vencedor.

Cinco brasileiros já ganharam o troféu de melhor jogador do mundo: Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho (2004 e 2005), além de Kaká (2007).

Os dois rivais de Neymar na premiação deste ano já acumulam muitos troféus.

Messi tem quatro (2009, 2010, 2011 e 2012), enquanto Cristiano Ronaldo possui três (2008, 2013 e 2014).

A eleição da Fifa começou em 1991. Antes disso, informalmente o melhor do mundo era o vencedor da Bola de Ouro, prêmio concedido pela revista francesa "France Football" desde 1956. A entidade que comanda o futebol unificou os troféus a partir de 2010.

MAIS UM BRASILEIRO NA FESTA

Além de Neymar, outro brasileiros estará concorrendo a um prêmio no dia 11 de janeiro.

O brasileiro Wendell Silva Lira, 26, está entre os três finalistas do prêmio Puskás, que é dado ao gol mais bonito do ano pela Fifa.

Ele concorrerá juntamente com Messi e o italiano Alessandro Florenzi, da Roma.

TÉCNICOS

Os espanhóis Luis Enrique (Barcelona) e Josep Guardiola (Bayern de Munique) e o argentino Jorge Sampaoli (Chile) são os três finalistas do prêmio de melhor técnico de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: