Folha de S. Paulo


Palmeiras e Santos usarão times mistos contra ameaçados de queda

Adriano Vizoni/Folhapress
Fernando Prass defende bola durante treino do Palmeiras
Fernando Prass defende bola durante treino do Palmeiras

Finalistas da Copa do Brasil, cuja decisão está marcada para a próxima quarta-feira (2), no Allianz Parque, Palmeiras e Santos não escondem que, no momento, o Campeonato Brasileiro foi colocado em segundo plano.

Neste domingo (29), os dois times enfrentarão Coritiba e Vasco, respectivamente, com escalações compostas majoritariamente ou mesmo totalmente por reservas.

Em seu estádio, às 18h, o Palmeiras deve contar apenas com o goleiro Fernando Prass, o lateral direito Lucas e o volante Amaral dos atletas que enfrentaram o Santos na quarta-feira (25), no primeiro jogo da final —o time perdeu de 1 a 0.

Dos três, apenas o lateral direito é desfalque certo para a decisão, já que foi expulso no jogo de ida por chutar uma bola em cima do meia Lucas Lima no final do jogo.

Com Cleiton Xavier em recondicionamento físico e Fellype Gabriel lesionado —ele teve que ser amparado na saída do treino de quinta-feira (26) após sentir dores no tornezelo—, é provável que o técnico Marcelo Oliveira escale o meia Juninho, da equipe sub-20, como armador do time neste domingo.

Ivan Storti/ Santos FC
Ricardo Oliveira durante treino do Santos
Ricardo Oliveira durante treino do Santos

Liberado para resolver problemas particulares em Salvador, o zagueiro Victor Ramos não enfrentará o Coritiba.

O Santos, que enfrenta o Vasco em São Januário uma hora antes, às 17h, adotou postura mais radical e nesta sexta-feira (27) já definiu que nenhum dos titulares viajará ao Rio de Janeiro.

"Os titulares não viajam. Nós ficaremos por aqui treinando. Faremos os trabalhos sábado e domingo de manhã. Minha intenção não é poupá-los, mas prepará-los para o jogo decisivo da Copa do Brasil. Não temos outra opção neste momento", afirmou o técnico Dorival Júnior.

De acordo com ele, os exames médicos feitos nos atletas que jogaram a primeira partida na Vila revelaram alto nível de desgaste físico.

Enquanto o adversário do Palmeiras vive com um pouco mais de tranquilidade —o Coritiba tem 40 pontos e está fora da zona de rebaixamento—, o Santos enfrenta um Vasco que briga rodada a rodada para escapar do descenso —tem 37 pontos e, em caso de derrota e combinação desfavorável de resultados, pode cair para a Série B ainda neste domingo.

O time do Rio faz campanha de recuperação no segundo turno do Brasileiro (detém a décima melhor campanha no período), mas teme que a subida de produção não seja suficiente para compensar o péssimo primeiro turno, quando terminou em último.

"A pontuação do Vasco no segundo turno, a confiança dos jogadores aumentou, os chutes a gol estão acontecendo, antes em alguns jogos a gente não conseguia nem chutar. Vai ser no sufoco, vai ser no choro [escapar do rebaixamento], mas assim é mais gostoso", disse o técnico Jorginho nesta sexta (27).

*

PALMEIRAS
Fábio; Lucas, Nathan, L. Almeida e Egídio; Amaral, A. Girotto e Juninho; Allione, Mouche e Alecsandro (Cristaldo). Técnico: Marcelo Oliveira.

CORITIBA
Wilson; L. Silva, W. Maia, Juninho e Carlinhos; J. Paulo, A. Santos e Juan; Negueba, Henrique e Kleber. Técnico: Pachequinho

Estádio: Allianz Parque (SP)
Árbitro: Igor Benevenuto (SP)
TV:18h / pay-per-view

*

VASCO
M. Silva; Madson, Rafael Vaz, Rodrigo e J. Cesar; Serginho, Diguinho, Andrezinho e Nenê; R. Silva (J. Henrique) e Riascos. Técnico: Jorginho

SANTOS
Vladimir; D. Guedes, Werley, P. Ricardo e Chiquinho; Ledesma, Leandrinho, Serginho e L. Cittadini; Geuvânio e Nilson (Neto Berola). Técnico: Dorival Júnior

Estádio: São Januário (RJ)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
TV: 17h, Globo (exceto SP)


Endereço da página:

Links no texto: