Folha de S. Paulo


Havelange recebe alta após ser internado com problema pulmonar

O ex-presidente da Fifa João Havelange, 99, recebeu alta no final da manhã deste sábado (28). Ele estava internado no Hospital Samaritano no Rio com problema pulmonar.

Segundo a coluna de Ancelmo Gois no jornal "O Globo", Havelange estava internado no Hospital Samaritano desde o dia 17 deste mês. A informação, porém, não foi confirmada oficialmente.

Em 2014, Havelange ficou quatro dias internado no local em razão de uma forte gripe. Ele foi tratado com antibióticos na veia.

Em 2012, Havelange ficou internado por dois meses no mesmo hospital por causa de uma infecção. Neste período, o ex-presidente da Fifa foi duas vezes para a unidade coronariana do hospital.

Havelange correu risco de morte naquela ocasião. Blatter foi ao Rio à época apenas para visitá-lo.

Havelange presidiu a CBD (Confederação Brasileira de Desportos, antecessora da CBF) entre 1956 a 1974, período em que a seleção brasileira conquistou seus três primeiros títulos mundiais.

No mesmo ano, assumiu a presidência da Fifa. Permaneceu no cargo por 24 anos e só saiu em 1998 para, então, se tornar presidente de honra da entidade.

Em 2013,  o Comitê de Ética da Fifa apontou que Havelange, Ricardo Teixeira, seu ex-genro, e o paraguaio Nicolás Leoz receberam propinas da ISL, antiga agência de marketing da federação.

O relatório, assinado pelo alemão Hans-Joachim Eckert, uma espécie de juiz do comitê, revela ainda que Havelange renunciou no dia 18 de abril ao cargo de presidente de honra da Fifa. Ou seja, 12 dias antes da divulgação do resultado final da investigação interna.


Endereço da página:

Links no texto: