Folha de S. Paulo


Ronaldo pede transparência à CBF e diz que problemas afetam seleção

O ex-atacante Ronaldo defendeu nesta quarta-feira (25) uma mudança no comando da CBF e acredita que o ambiente "conturbado" da entidade afeta a seleção brasileira.

"Eu acho que interfere diretamente. A gestão de um clube ou de uma confederação tem que ser profissional, transparente. Uma instituição séria não pode estar envolvida em fraudes ou atos de corrupção", disse o ex-jogador.

"Um primeiro passo para a gente moralizar o futebol brasileiro é pôr profissionais de qualidade e exigir sempre transparência nas gestões. O que precisa na CBF é esclarecer tudo o que as pessoas têm dúvida".

O mundo do futebol está mergulhado em uma crise desde o fim de maio, quando dirigentes foram presos na Suíça sob acusações de corrupção, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que foi extraditado para os Estados Unidos e cumpre prisão domiciliar.

Desde então, o sucessor de Marin, o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, tem evitado viagens ao exterior em meio a investigações nos EUA e na Suíça sobre irregularidades no futebol. Del Nero nega que tivesse conhecimento de qualquer problema na CBF e alega que está se dedicando ao futebol brasileiro.

Para Ronaldo, Del Nero deve deixar o cargo.

"Eu acho que [Del Nero] deve sair. Ele tem evitado ir aos jogos, parece que está fugindo de alguma coisa", afirmou.

O escândalo no futebol atingiu Joseph Blatter, presidente afastado da Fifa e que foi suspenso por 90 dias junto com o chefe da Uefa, órgão que controla o futebol europeu, Michel Platini, na pendência de uma investigação completa.

Atualmente um empresário, Ronaldo afirmou que não tem a "pretensão" de virar dirigente ou ter um cargo na CBF e defendeu uma reconstrução das entidades de futebol.

"Que os culpados sejam punidos e que tenha um movimento não só para encontrar os corruptos e os maus gestores, mas um movimento para recomeçar. A gente tem que pensar na reconstrução de um todo", disse.


Endereço da página:

Links no texto: