Folha de S. Paulo


Corinthians empata com o Vasco e fatura o título brasileiro pela 6ª vez

A Fiel pode festejar. O Corinthians é, enfim, hexacampeão brasileiro.

Depois de 17 rodadas na liderança, o time chegou ao título. Um empate com o Vasco em São Januário, em 1 a 1, e uma derrota do vice-líder, Atlético-MG, no Morumbi, para o São Paulo, por 4 a 2, e saiu o grito de campeão.

Com 12 pontos de diferença, a equipe paulista colocou ponto final na temporada.

O título poderia ter vindo na rodada anterior, após vitória sobre o Coritiba (2 a 1), mas um gol do Atlético-MG a três minutos do fim, contra o Figueirense, adiou a festa.

Depois, o Brasileiro parou por 11 dias por causa dos jogos da seleção, que, no seu último jogo, tinha três corintianos no time titular (Elias, Renato Augusto e Gil).

Mas foi Vagner Love o autor do gol do título, já nos minutos finais. O time perdia por 1 a 0, gol de Julio César. Tão contestado no início do ano, ele impediu que o hexa viesse com uma derrota.

Um final feliz para um início de campeonato que tinha uma série de interrogações, com uma eliminação no Paulista -para o rival Palmeiras- e outra na Libertadores, para o paraguaio Guaraní.

Vasco 1 x 1 Corinthians

COMEÇO RUIM

Os primeiros meses do ano não foram bons. Salários atrasados, Guerrero e Sheik dando adeus ao clube. Fabio Santos, outro líder da equipe, também se despediu.

Com dívidas por todos os lados, não havia chances de grandes reforços no ano. Vagner Love, apresentado no início do ano, nada rendia.

Ninguém sabia o que seria de 2015 no Parque São Jorge. O retorno de Tite começava a ser apontado como um erro do treinador, que havia saído consagrado pela primeira Libertadores e um Mundial.

Uma reunião dos atletas com a comissão técnica e o presidente Roberto de Andrade foi decisiva, com garantia de que ninguém mais sairia.

Melhor defesa, melhor ataque, o time que mais ganhou, o que menos perdeu. Assim termina o ano corintiano.

Até jogadores lesionados, como Rildo e Luciano, e vários que não estavam relacionados viajaram ao Rio na expectativa de comemorar.

Mas o primeiro tempo do time de Tite foi péssimo. Teve poucas chances, perdeu muitas bolas e deixou o Vasco chegar. Os donos da casa tiveram vários lances de perigo, mas não fizeram o gol. "Vamos ouvir o que o professor tem para arrumar, está precisando", disse o zagueiro Felipe, no intervalo.

Renato Augusto, Elias e Gil, que atuaram o tempo todo na vitória do Brasil sobre o Peru na terça-feira, em Salvador, chegaram cansados, mas foram para a batalha.

Veio o segundo tempo, e o jogo no Morumbi ajudou. Love empatou e fim de papo.

Com a conquista, o Corinthians torna-se o segundo maior colecionador de títulos nacionais, empatando com o Santos, com nove. O Palmeiras tem dez. A conta inclui Brasileiro, Copa do Brasil, Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, estes últimos reconhecidos pela CBF como campeonatos brasileiros. O Corinthians tem seis Brasileiros e três Copas do Brasil.

TITE FAZ HISTÓRIA

Tite, por sua vez, faz história como o técnico mais vencedor da história do clube (Mundial, Libertadores inédita e invicta e duas vezes Brasileiro. Dos torneios que disputou pelo clube, só não venceu a Copa do Brasil).

Quem é quem - Corinthians


Endereço da página:

Links no texto: