O São Paulo inicia nesta quinta (19) uma sequência complicada nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro. No caminho, a equipe cruza os dois líderes do campeonato e dois times que brigam para fugir da degola.
A primeira partida é contra o segundo colocado, Atlético-MG, que precisa vencer para manter vivo o sonho do título.
O São Paulo terá a volta de Milton Cruz, após a demissão de Doriva, e não terá Rogério Ceni, que ainda não se recuperou de lesão no tornozelo direito.
Do lado mineiro, o zagueiro Leonardo Silva e o lateral esquerdo Douglas Santos, suspensos após receberem o terceiro cartão amarelo, não jogam.
Uma vitória do São Paulo sacramenta o título do Corinthians, mas pode significar também a entrada da equipe do Morumbi no G4, caso o Santos, que está na quarta posição, tropece contra o Flamengo, na Vila Belmiro, também nesta quinta.
Na quinta colocação, com 53 pontos, o São Paulo está a um ponto do time da baixada.
A segunda partida da sequência é justamente contra o líder Corinthians, no domingo (22), na casa do rival. Será o terceiro Majestoso na casa do adversário, que pode estar comemorando o título, ou necessitando de um resultado para garanti-lo. Nas únicas duas partidas entre as equipes, em Itaquera, duas derrotas da equipe tricolor.
No dia 29 de novembro, o São Paulo pega o Figueirense, no Morumbi, naquele que deve ser o último jogo oficial de Rogério Ceni na casa são paulina, antes de sua aposentadoria.
O histórico entre as duas equipes pelo Brasileiro é amplamente favorável ao São Paulo. Em 22 partidas, foram 14 vitórias e apenas duas derrotas –nenhuma no Morumbi. A equipe catarinense, que está a dois pontos da zona de rebaixamento, precisa somar pontos na briga contra a degola.
O último confronto é contra o Goiás, primeiro time dentro do Z4, no Serra Dourada, em Goiânia. O São Paulo não ganha no estádio do adversário desde 2008, ano do último título brasileiro da equipe tricolor. Em 21 partidas pelo Brasileiro na casa dos goianos, o São Paulo venceu apenas cinco.
Érico Leonan/saopaulofc.net | ||
Alexandre Pato durante treino do São Paulo |
GOL DO TÍTULO
Em entrevista coletiva nesta quarta (18), Pato falou sobre a possibilidade de marcar o gol que pode dar o título ao Corinthians, clube que o emprestou ao São Paulo e com quem tem contrato até o fim de 2016.
"Se for importante fazer gol para classificar o time para a Libertadores, não farei só um, farei dois", afirmou.
O atacante também disse que torcerá para o Palmeiras na final da Copa do Brasil e que o grupo merece parabéns pela campanha, porque o momento político conturbado do São Paulo interferiu dentro de campo.
Em relação ao seu futuro, Pato disse que depende muito desses três jogos –não enfrenta o Corinthians por questões contratuais– e foi categórico: "Espero voltar para a Europa".
*
SÃO PAULO
Denis; Bruno, Lucão, Rodrigo Caio e Carlinhos; Hudson, Thiago Mendes, Michel Bastos e Ganso; Pato e Luis Fabiano.
Técnico: Milton Cruz
ATLÉTICO-MG
Victor; M. Rocha, Tiago, Jemerson e Patric; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Giovanni Augusto e Dátolo; Luan e Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi
Estádio: Morumbi
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
TV: 22h, Globo (apenas para MG)