Folha de S. Paulo


Ministério do Esporte exonera executivo que tratava da Rio-2016

Sérgio Lima - 28.jan.2015/Folhapress
Ricardo Leyser exercia o cargo de secretário-executivo do Ministério do Esporte
Ricardo Leyser exercia o cargo de secretário-executivo do Ministério do Esporte

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, foi exonerado do cargo. A informação foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (17). A decisão foi assinada pela presidente Dilma Rousseff em 13 de novembro.

No mesmo decreto, foi nomeado Marcos Jorge de Lima, 36, para o secretariado-executivo (espécie de vice-ministro). Lima pertence aos quadros do PRB, partido do ministro George Hilton.

Ele já foi superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Roraima, onde fez carreira política. Em 2010 foi candidato a deputado federal pelo PRB, mas não foi eleito. Graduado em Administração de Empresas, era secretário estadual de cultura em Roraima.

Leyser, que vinha sendo o líder da pasta na organização para os Jogos Olímpicos do Rio-2016, deixa o cargo a menos de nove meses do início do megaevento. A ele cabia definir repasses de recursos federais para a organização. Em resumo, ele era a principal interface do governo federal com os outros entes responsáveis pelo evento, como o Comitê Rio-2016, o COI (Comitê Olímpico Internacional), a APO (Autoridade Pública Olímpica) e o governo e a prefeitura do Rio.

Leyser estava no ministério desde meados da década passada, e atuou como figura central na organização do Pan do Rio-2007 e na elaboração da candidatura do Rio para os Jogos de 2016.

Depois de atuar como secretário nacional de alto rendimento durante o mandato de Aldo Rebelo, que se encerrou em dezembro passado, ele foi promovido a secretário-executivo por George Hilton.

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) lamentou, em nota, a saída de Leyser. "Ricardo Leyser sempre trabalhou em parceria com o COB, em prol do desenvolvimento do esporte brasileiro. Lamentamos sua saída do Ministério do Esporte, ao mesmo tempo em que desejamos que seu substituto mantenha o mesmo relacionamento positivo e produtivo, sobretudo na preparação do Time Brasil".

O CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro) também se manifestou através de nota. "O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) agradece o apoio e reconhece o trabalho realizado pelo secretário Ricardo Leyser durante os 12 anos em que esteve no Ministério do Esporte. O CPB tem uma longa parceria com o ministério e uma ótima relação com o ministro George Hilton. Desejamos sucesso ao secretário executivo Marcos Jorge Lima."

PARTIDOS

Ligado ao PCdoB, Leyser era um dos últimos nomes do partido que ainda estavam na linha de frente do Ministério do Esporte. Ele ainda não se pronunciou sobre a saída da pasta pois não falou pessoalmente com o ministro.

Hilton e Leyser estiveram juntos no GP Brasil de F-1, no último domingo (15), em Interlagos. O ministro entregou o troféu ao vencedor, Nico Rosberg.

Dentro do Ministério, diz-se que a saída de Leyser a menos de nove meses para os Jogos Olímpicos é um "desastre" para o governo federal, pois o executivo coordenava diversos projetos, inclusive com outros ministérios.

Leyser despachou até a noite de segunda-feira, normalmente. Falou com dirigentes de confederações sobre projetos e convênios, e foi "totalmente surpreendido" pela exoneração. Dirigentes esportivos, que tinham bom contato com o ex-secretário, estão tomando conhecimento da troca com perplexidade.

A troca do secretário-executivo do Ministério do Esporte foi um pedido do PRB em outubro. O partido do ministro ameaçou abandonar a pasta se não fosse contemplado com mais espaço. Em encontro com o ministro Ricardo Berzoini (Comunicações), a sigla pediu mais recursos para projetos da pasta, como de reforma de quadras esportivas, e a troca do atual secretário-executivo, que é ligado ao PC do B.

Agência PRB Nacional de Notícias
Marcos Jorge posa para foto
Marcos Jorge posa para foto

Endereço da página:

Links no texto: