Folha de S. Paulo


Amistoso entre Bélgica e Espanha é cancelado por razões de segurança

Delmi Alvarez/Reuters
Spanish players practice during a national team soccer training session in Brussels, Belgium November 16, 2015. Belgium will play a friendly match on Tuesday against Spain. REUTERS/Delmi Alvarez FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVE. ORG XMIT: DEL6
Jogadores da Espanha chegaram a treinar em Bruxelas nesta segunda (16)

O amistoso entre Bélgica e Espanha, marcado para esta terça-feira (17), em Bruxelas, foi cancelado por razões de segurança, segundo informações das federações de futebol dos dois países.

A decisão foi tomada a partir de uma recomendação do governo belga, que aumentou o nível de alerta para terrorismo no país.

"Lamentamos profundamente que um jogo amistoso entre duas equipes motivadas teve que ser cancelado tão tarde e entendemos a decepção de inúmeros fãs. No entanto, tendo em conta estas circunstâncias excepcionais, não poderíamos ter qualquer risco em matéria de segurança dos nossos jogadores e torcedores", disse em nota a federação belga.

A milícia radical Estado Islâmico (EI) divulgou nesta segunda (16) um vídeo em que ameaça fazer ataques contra países que bombardeiam o Oriente Médio, caso da Bélgica.

Também nesta segunda, a polícia belga realizou uma operação antiterror em Molenbeek, subúrbio de Bruxelas, para buscar suspeitos de envolvimento com os atentados em Paris.

Molenbeek concentra muitos imigrantes muçulmanos e é considerado um foco de radicalização de jovens. O distrito se tornou centro das investigações sobre os ataques na França após a descoberta de que ao menos dois extremistas ligados aos atentados viviam na área.

A Bélgica é o país europeu que produz o maior número de combatentes islamitas em proporção à sua população.

Nessa nação de 11 milhões de habitantes, já foram identificados 494 jihadistas. De acordo com autoridades belgas, 272 estão na Síria e no Iraque; presume-se que 75 estejam mortos, 134 tenham voltado para a Europa e 13 a caminho do continente.

INGLATERRA E FRANÇA

A realização do amistoso entre Inglaterra e França, também nesta terça, em Londres, foi confirmada. Por conta dos atentados, os torcedores vão passar por uma grande operação de segurança em Wembley, local da partida.

Na sexta, duas explosões foram ouvidas do lado de fora do Stade de France, norte de Paris. O público que assistia à partida amistosa entre França e Alemanha tomou o gramado do estádio ao apito final, comovido pelos atentados simultâneos na capital do país.

Yves Herman/Reuters
Belgian special forces police climb high on an apartment block during a raid, in search of suspected muslim fundamentalists linked to the deadly attacks in Paris, in the Brussels suburb of Molenbeek, November 16. 2015. REUTERS/Yves Herman IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: MAL296
Atiradores de elite ficam em posição no topo de prédios de Molenbeek,bairro muçulmano em Bruxelas

Endereço da página:

Links no texto: