Folha de S. Paulo


Dunga convoca zagueiro do Atlético-MG para o lugar de David Luiz

Eitan Abramovich-18.mar.2015/AFP
O zagueiro Jemerson (esq.), do Atlético-MG, durante uma partida da Libertadores
O zagueiro Jemerson (esq.), do Atlético-MG, durante uma partida da Libertadores

O técnico Dunga convocou neste sábado (14) o zagueiro Jemerson, do Atlético-MG, para o lugar de David Luiz, expulso contra a Argentina na sexta (13) e que está suspenso para enfrentar o Peru, nesta terça (17), em Salvador.

É a primeira vez que Jemerson, destaque atleticano no Campeonato Brasileiro, é chamado para a seleção.

A convocação está autorizada pelo regulamento da eliminatória da Copa. As seleções precisam passar a lista dos atletas relacionados 24 horas antes de cada partida.

Dunga achou justa a expulsão de David Luiz por causa de uma entrada violenta.

"Cheguei atrasado no lance", argumentou o zagueiro.

Gil, do Corinthians, será o titular contra os peruanos.

Nelson Almeida/AFP
David Luiz e Gil em treino da seleção. Corintiano substituirá zagueiro do Chelsea, contra o Peru
David Luiz e Gil em treino da seleção; corintiano substituirá zagueiro do Chelsea, contra o Peru, na terça

A entrada do jogador reforça o pensamento do técnico Dunga de utilizar o entrosamento de atletas nos clubes para suprir o pouco tempo de treinamento que tem tido antes dos jogos da eliminatória.

Em Buenos Aires, o treinador sacou Oscar, do Chelsea, titular com ele sempre que esteve saudável, e colocou Lucas Lima, do Santos, para fazer parceria com Ricardo Oliveira, artilheiro do Brasileiro com 20 gols muito pelos passes que recebe de Lucas Lima.

Apesar de Oscar ser parceiro de Willian, outro titular do Brasil, no clube inglês, Dunga apostou numa dupla em melhor fase, já que Oscar passa por irregularidade na Inglaterra.

"No segundo tempo [contra a Argentina], a entrada do Renato Augusto [foi] porque está acostumado a jogar ao lado de Elias no esquema que usamos naquele momento, o 4-1-4-1 [após o empate]", admitiu o treinador da seleção brasileira.

A lista de convocados para as partidas de novembro da eliminatória tem quatro jogadores do Corinthians (Cássio, Gil, Elias e Renato Augusto), time que está prestes a ganhar o Campeonato Brasileiro, e dois santistas, (Lucas Limas e Ricardo Oliveira), que defendem o time com maior crescimento técnico desde o meio da atual temporada.

DESEMPENHO

A melhora do time no segundo tempo, com Neymar mais solto depois da entrada de Douglas Costa na vaga de Ricardo Oliveira, não significa que Dunga vai mexer nessa posição para enfrentar os peruanos, na Fonte Nova.

O time treinado pelo ex-palmeirense Ricardo Gareca deve vir fechado para encarar a seleção, avaliam membros da comissão técnica.

E, neste tipo de partida, Dunga prefere um homem de referência dentro da área, já que o time vai precisar tomar a iniciativa, e não usar tanto os contra-ataques.

EM BUENOS AIRES

Neste sábado, os jogadores que atuaram mais de 45 minutos no empate contra a Argentina realizaram apenas um trabalho regenerativo no hotel em que a delegação está hospedada em Buenos Aires.

O restante do grupo foi até o centro de treinamento do Boca Juniors e fez um trabalho técnico comandado por Dunga.

A saída de Buenos Aires será às 16h de Brasília deste sábado com destino a Salvador.


Endereço da página:

Links no texto: