Folha de S. Paulo


Escândalo de doping tira atletismo russo de competições internacionais

A Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) suspendeu nesta sexta-feira (13) a Rússia de todos os eventos internacionais de atletismo provisoriamente.

A punição é por tempo indeterminado. Ou seja, por ora nenhum atleta russo pode participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Caso a federação russa não aceite voluntariamente a punição, a Iaaf tem o direito de proceder com uma audiência para tornar a suspensão permanente.

Uma reunião por teleconferência do Conselho da entidade decidiu de maneira quase unânime pela punição máxima ao país, em repercussão ao escândalo de doping gerado após a divulgação de relatório de uma comissão independente instituída pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

Foram 22 votos a favor da suspensão, um contra e três abstenções. O representante russo, Mikhail Butov, não teve direito a voto.

A Federação de Atletismo da Rússia já foi comunicada oficialmente da decisão.

"Hoje lidamos com o fracasso da Araf [sigla em inglês para a federação russa] e tomamos a decisão de suspendê-la provisoriamente, a mais dura sanção que já aplicamos. Mas nós discutimos e concordamos que todo o sistema tem atingido os atletas, não apenas na Rússia, mas em todo o mundo", afirmou, por meio de nota, Sebastian Coe, presidente da Iaaf.

"Este foi um vergonhoso alerta e temos claro que trapacear em qualquer nível não será tolerado."

Para suspender a punição, o país terá que seguir uma lista de critérios, entre eles, receber a inspeção de um time internacional antidoping, com a participação de membros do conselho da Iaaf.

AGÊNCIA RUSSA

Também nesta sexta-feira, um comitê independente da Wada concluiu que a agência antidoping russa (Rusada) não atua de acordo com as regras do órgão internacional. A análise do comitê também indicou que as equipes de atletismo podem não ser as únicas afetadas pelo escândalo de doping, segundo informações da Associated Press.

O relatório será analisado pelo próprio conselho da Wada e será votado na próxima quarta-feira (18).

No texto, o comitê afirma que a Rusada tinha conhecimento de alguns pontos falhos, mas não deu garantias de que as questões foram resolvidas.

Caso o veredicto da Wada aponte que a Rusada agia de forma irregular, a Rússia pode, entre outras sanções, perder o direito de sediar eventos internacionais.

Na sexta-feira, o ministro dos Esportes, Vitaly Mutko declarou que o país estaria disposta a criar uma nova agência antidoping.


Endereço da página:

Links no texto: