Folha de S. Paulo


Após acesso do Botafogo, 9 times brigam por 3 vagas na Série B

Com o acesso já conquistado pelo Botafogo para a elite do futebol brasileiro, nove times ainda brigam pelas três vagas restantes na Série A do Campeonato Brasileiro-2016.

O Botafogo garantiu o acesso com a vitória sobre o Luverdense por 1 a 0, na terça-feira, em Lucas do Rio Verde (MT).

Das nove equipes que ainda estão na luta pelo acesso, o América-MG é quem está mais próximo de subir. Com 63 pontos, o time mineiro precisa de mais um triunfo para garantir o acesso sem depender de outro resultado.

O acesso pode ser garantido neste sábado (14), quando a equipe visita o Paraná.

Além do América, outro time que está próximo de subir é o Vitória. Com 60 pontos e na terceira colocação, a equipe dirigida por Vagner Mancini necessita de duas vitórias nos últimos três jogos. A equipe recebe o Ceará e o Luverdense e visita o Santa Cruz na última rodada.

O time pernambucano venceu o Oeste e pulou para o quarto lugar com 58 pontos. Para não depender de ninguém, o clube tricolor precisa vencer os três jogos restantes (Botafogo, Mogi Mirim e Vitória).

Os outros clubes que ainda possuem chances de acesso são Sampaio Corrêa (5º colocado com 57 pontos), Náutico (6º colocado com 56 pontos), Bahia (7º colocado com 55 pontos), Bragantino (8º colocado com 54 pontos), Paysandu (9º colocado com 53 pontos) e o Luverdense (10º colocado com 51 pontos) —as chances de Paysandu e Luverdense são remotíssimas.

Vitor Silva / SS Press / BFR
O atacante Ronaldo, do Botafogo, comemora gol contra o Luverdense
O atacante Ronaldo, do Botafogo, comemora gol contra o Luverdense

REBAIXAMENTO

A briga para escapar da degola envolve seis times (Macaé, Ceará, Oeste, Atlético-GO, Paraná e Criciúma) para uma vaga. ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim já estão rebaixados.

Dos seis times, a situação mais tranquila é do Criciúma, que só cai com uma combinação muito improvável de resultados. A equipe está na 12ª posição com 45 pontos, contra 39 do Macaé, primeiro time na zona de rebaixamento.

O time carioca depende de suas próprias forças para escapar da degola. A equipe enfrentará Atlético-GO, Boa e Ceará.

O Ceará, que ficou grande parte da competição na zona da degola, hoje é o 16º colocado com 41 pontos.


Endereço da página:

Links no texto: