Folha de S. Paulo


Em meio a denúncias, presidente da Federação Alemã de Futebol renuncia

Daniel Roland/AFP
Wolfgang Niersbach, President of the German Football Federation (DFB), gives a statement to announce his resignation following a committee meeting at the DFB headquarters in Frankfurt am Main, western Germany, on November 9, 2015. Wolfgang Niersbach said he was stepping down as German football federation chief taking
Wolfgang Niersbach durante o anúncio de sua renúncia ao cargo na DFB, em Frankfurt

O presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Wolfgang Niersbach, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (9) em meio às suspeitas de evasão fiscal relacionada ao processo de escolha da sede da Copa do Mundo de 2006.

A Procuradoria de Frankfurt havia aberto investigações sobre a transferência de 6,7 milhões de euros (R$ 27,2 milhões) do comitê organizador da federação para a Fifa.

Na última semana, a polícia alemã realizou operações de busca na sede da DFB, em Frankfurt, e em residências de dirigentes suspeitos, entre eles Niersbach e o ex-presidente Theo Zwanziger, segundo o jornal "Bild".

"Eu me dei conta de que chegou a hora de assumir a responsabilidade política [do escândalo]", declarou o dirigente, ao final de uma reunião realizada na sede da entidade, em Frankfurt. Apesar da renúncia, Niersbach afirmou que "não fez nada errado".

Em nota publicada pela DFB, Niersbach diz que renuncia para proteger a federação. "Eu não tinha absolutamente nenhum conhecimento por trás desses alegados pagamentos", declarou o dirigente.

Em outubro, a revista "Der Spiegel" publicou uma suposta existência de uma "caixa-preta" do comitê da candidatura alemã, com a qual teriam sido comprados os votos de quatro delegados asiáticos da Fifa.

A Alemanha obteve em julho de 2000 a organização do Mundial após uma votação que teve 12 votos para sua candidatura contra 11 para a África do Sul e uma abstenção do neozelandês Charles Dempsey no último turno da votação.

Em nota enviada para a revista, a DFB reconheceu a existência do pagamento de 6,7 milhões de euros para a Fifa em abril de 2005 e que o dinheiro possivelmente não teve o fim a que se destinava. A federação alemã negou, porém, que o dinheiro tivesse alguma relação com a escolha da sede da Copa de 2006, cinco anos antes.

Segundo a DFB, o dinheiro era destinado ao programa cultural da Fifa, que previa a realização de quase 50 projetos relacionados à Copa do Mundo. Não está claro, porém, onde esses recursos foram parar, acrescentou a federação.


Endereço da página:

Links no texto: