Folha de S. Paulo


É difícil viver do futebol, diz brasileiro que concorre ao gol mais bonito

Reprodução/Youtube/FIFATV
Clique na foto para ver o gol de Wendell Lira
Clique na foto para ver o gol de Wendell Lira

Wendell Silva Lira, 26, era mais um jogador desconhecido que perambulava por várias equipes do futebol brasileiro até esta sexta-feira (6). Desempregado desde o início de junho, o atacante ganhou notoriedade após ser indicado ao prêmio Puskás, que é dado ao gol mais bonito do ano pela Fifa.

Wendel anotou o gol durante a vitória de seu time, o Goianésia, contra o Atlético-GO, em março, pela primeira fase do Campeonato Goiano. Após uma triangulação, o atacante recebeu dentro da área e acertou uma linda meia bicicleta para vencer o goleiro adversário.

Ele terá entre os concorrentes os argentinos Lionel Messi e Carlos Tevez. A votação é feita por meio do site da Fifa. Os três finalistas serão anunciados pela entidade no dia 30 de novembro. O ganhador será conhecido no dia 11 de janeiro.

Divulgação/Goianésia Esporte Clube
Wendell Lira posa para a foto quando atuava pelo Goianésia
Wendell Lira posa para a foto quando atuava pelo Goianésia

"Estava na casa da minha mãe almoçando com um amigo e o meu irmão. O meu telefone não parava de tocar com ligações, mensagens e WhatsApp. Como tocou várias vezes, resolvi ver o que era e vi que concorria ao prêmio. Achei que era brincadeira, mas vi depois que era verdade", contou Lira, que é casado e tem uma filha de dois anos e quatro meses.

"Ainda nem consegui olhar o site da Fifa e não sei com quem estou concorrendo. Quero chegar em casa e ver o que está realmente acontecendo. Não esperava concorrer ao prêmio, ainda mais com tantos jogadores de qualidade fazendo gols bonitos toda hora, como o Messi, o Neymar e o Cristiano Ronaldo".

Revelado nas categorias de base do Goiás, Wendell se destacou neste ano pelo Goianésia e, logo depois, se transferiu para o mineiro Tombense, que disputou a Série C do Campeonato Brasileiro. Porém, foi dispensado após quatro rodadas.

De acordo com o jogador, o treinador Marcelo Mabília não foi com a "minha cara e me mandou embora".

"Tivemos que fazer uma reformulação no elenco e como ele tinha um salário alto e não aproveitou as chances que teve optamos pelo seu desligamento", explicou o técnico.

O atacante recebia aproximadamente R$ 10 mil no Tombense, seu maior salário na carreira. No Goianésia, ganhava um pouco mais da metade do valor.

"Vivo do futebol, mas é difícil. Você fica, quatro, cinco meses empregado durante o ano e depois fica desempregado. Estou fazendo academia, correndo, treinando à espera de um clube. Espero que com essa indicação surja mais propostas", afirmou o atacante, que tem propostas do Vila Nova-GO e do próprio Goianésia para 2016.

Wendell Lira

VEJA OS CANDIDATOS

David Ball (pelo Fleetwood Town, em 29 de março de 2015)

Gonzalo Castro (pela Real Sociedad, em 12 de abril de 2015)

Alessandro Florenzi (pela Roma, em 16 de setembro de 2015)

Wendell Lira (pelo Goianésia, em 11 de março de 2015)

Carli Lloyd (pela seleção feminina dos EUA, em 5 de julho de 2015)

Lionel Messi (pelo Barcelona, em 30 de maio de 2015)

Philippe Mexes (pelo Milan, em 25 de julho de 2015)

Marcel Ndjeng (pelo Paderborn, em 13 de julho de 2015)

Esteban Ramirez (pelo Herediano, em 2 de novembro de 2014)

Carlos Tevez (pela Juventus, em 9 de novembro de 2014)

*Clique no nome de cada jogador para ver o gol


Endereço da página:

Links no texto: